Em clima de ressaca de Carnaval, o Afrochefe Jorge Washington vai celebrar os oito anos do seu projeto Culinária Musical com uma programação especial em Salvador. O evento, que visa reverenciar o protagonismo feminino e dar visibilidade para artistas e empreendedoras locais, acontece neste domingo (9), a partir das 12h, na Casa do Benin, no Pelourinho.
O comando musical será da cantora Denise Correia e a banda Naveiadanêga, que prometem animar o público com um repertório enaltecendo cantoras e compositoras negras brasileiras. O evento contará ainda com as participações do cantor e compositor João Gonzaga e Serginho, vocalista da banda Adão Negro.
A edição especial também terá lançamento do livro “A de Afro – Uma Pequena Enciclopédia Visual da Bahia Negra”, produzido pelo ilustrador Patek e pela pedagoga Isadora Cruz. A obra tem como objetivo homenagear 26 personalidades, coletivos, territórios, manifestações e tradições culturais do estado da Bahia.
Para a celebração, o Afrochefe Jorge Washington vai preparar um Bacalhau a Martelo, assado na brasa com feijão fradinho e farofa com camarão seco. “Um prato super baiano, que carrega toda nossa criatividade e ancestralidade”, diz o anfitrião. O cardápio inclui ainda Arrumadinho de Fumeiro, Casquinha de Siri, Moela ao molho de cerveja e opção vegana.
O Cantinho da empreendedora será com a Ocupação Aláfia, grupo de mulheres negras empresárias que mantém uma feira regular na Casa do Benin. Entre os destaques, estão Rosa Athayde, com suas bolsas artesanais; a Ohana Estampas, com seus produtos personalizados; e Marli Paula, com suas camisetas.