Apesar do Carnaval de Salvador só começar oficialmente na próxima quinta-feira (27), milhares de foliões se antecipam a folia e lotam os bairros da cidade.
Um desses casos é o Santo Antônio Além do Carmo, que recebeu o desfile do bloco De Hoje a Oito (Dhja8), na manhã deste sábado (22).
Entre fantasias, lantejoulas e muito glitter, os foliões acompanharam o mini-trio pelas ruas do bairro.
Dos pequenos até os mais velhos, todo mundo encontrou seu espaço na multidão.
Alguns foliões se destacavam pela criatividade das suas fantasias. O produtor cultural Rafael Marques, por exemplo, foi ‘vestido’ de Fernanda Torres, em clima de indicação ao Oscar 2025. Ele estava com um vestido preto em referência ao usado pela atriz no Globo de Ouro.
Os itens para o folião se fantasiar de Fernanda Torres são uma tendência em todo o país e cresceram após a indicação da artista ao Oscar. Além das fantasias, vários blocos foram batizados com o nome da atriz em diversas cidades e já mostraram que a roupa é um destaque do Carnaval 2025.
Programação
O mini-trio saiu do Largo do Santos Antônio Além do Carmo no final da manhã e seguiu até às 18h. O De Hoje a Oito compõe a programação do pré-carnaval do Santo Antônio, que começou na última quinta (20).
Ao todo, 15 blocos vão desfilar pelo bairro até a próxima sexta (28).
Para essa edição, a agremiação enviou algumas recomendações para os foliões.
Entre elas estavam a preferência por carros de aplicativos, o uso de banheiros e a saída do bairro assim que o desfile encerrar.
“Nos ajude a esvaziar o bairro. Não dá para fazer o after nas ruas aqui, galera […] Aqui mora muita gente que precisa descansar depois de um dia de festa”, publicou nas redes sociais.
As dicas buscam atender algumas das principais queixas dos moradores do bairro, que lutam para que o Santo Antônio não entre no circuito oficial do Carnaval de Salvador.
A Associação de Moradores do bairro se reuniu com o Ministério Público da Bahia (MP-BA) no dia 23 de janeiro para discutir essa proposta, que enfrentou oposição dos entes do bairro.
Entre as principais recomendações estão o acúmulo de lixo, a poluição sonora e a dificuldade de deslocamento pelo bairro.
O projeto Alô Alô Folia é uma realização do Alô Alô Bahia e tem apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador e do Carnaval da Bahia 2025. Sinta o axé, curta a Bahia. Governo do Estado presente faz o Carnaval.