Paróquia em Santo Amaro será elevada à basílica menor, primeira do interior da Bahia

Paróquia em Santo Amaro será elevada à basílica menor, primeira do interior da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação e Magno Araújo

Publicado em 15/01/2025 às 15:16 / Leia em 3 minutos

No próximo dia 22 de janeiro, às 19h, a Paróquia Nossa Senhora da Purificação, em Santo Amaro, vivenciará um marco histórico para a cidade, para a Diocese de Cruz das Almas e para o catolicismo baiano: a instalação oficial da primeira Basílica Menor do Recôncavo Baiano.

O evento, que promete atrair fiéis e autoridades religiosas de toda a Bahia e Sergipe, será presidido pelo Cardeal Dom Sérgio da Rocha, Arcebispo Primaz do Brasil, e contará com a proclamação e elevação do templo ao título de Basílica Menor, concedido pelo Vaticano no último dia 18 de outubro de 2024, data em que a Paróquia Nossa Senhora da Purificação completou 416 anos de elevação canônica.

26wkNM7.md.jpg

Paróquia em Santo Amaro será elevada à basílica menor, primeira do interior da Bahia

A cerimônia será repleta de simbolismos, com a apresentação das insígnias basilicais – o Tintinabulo e a Umbrela –, que representam a conexão direta da Basílica com o Papa. O Tintinabulo, um estandarte ornamentado com os símbolos de São Pedro, a tiara papal e um sino, será usado nas procissões, reforçando a importância e a dignidade da Basílica. Já a Umbrela, um tipo de guarda-chuva nas cores vermelho e dourado, ostentará os brasões do Papa, da Diocese de Cruz das Almas, da Basílica da Purificação e de Santo Amaro, refletindo o contexto histórico da concessão do título.

Além da instalação da Basílica Menor, o evento celebrará dois marcos importantes: os 8 anos de criação da Diocese de Cruz das Almas e os 10 anos de episcopado de Dom Antônio Tourinho Neto, Bispo Diocesano. O dia 22 de janeiro será um momento de intensa emoção e celebração, com a participação de grande parte do clero baiano e sergipano.

26w8Jmx.md.jpg

Paróquia em Santo Amaro será elevada à basílica menor, primeira do interior da Bahia

O evento antecede o início das festividades religiosas de Nossa Senhora da Purificação, que se estendem até 2 de fevereiro. A Missa de Oferta de Flores, que acontecerá no dia 19 de janeiro, marcará o início das festividades, com os devotos trazendo flores para adornar a Casa de Nossa Senhora. O Novenário de Nossa Senhora da Purificação ocorrerá entre 23 de janeiro e 1º de fevereiro, sempre às 20h (exceto no último domingo, quando, devido à Lavagem da Purificação, a novena não será realizada).

No dia 2 de fevereiro, as celebrações do Dia da Purificação contarão com uma programação especial, incluindo alvorada de fogos, missas e um cortejo processional com a imagem de Nossa Senhora, a Rainha do Recôncavo Baiano.

Programação do dia 2 de fevereiro:

*4h*: Alvorada de fogos e sinos.

*4h30*: Ofício de Nossa Senhora.

*5h*: Missa da Aurora.

*10h*: Missa Solene.

*17h*: Solene cortejo processional com a Rainha do Recôncavo Baiano.

 

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia