Uma questão de Linguagens do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, iniciado no domingo (3), trouxe uma crônica com referências a músicas de Caetano Veloso. No texto, a escritora Tati Bernardi menciona seu nervosismo ao notar que já usou o termo genérico “coisa” diversas vezes.
Com bom-humor, ela reflete de maneira metalinguística, empregando a palavra de diferentes maneiras, como “coisar” e “coisinha”, fazendo referências a versos cantados pelo artista baiano. O próprio cantor compartilhou nas redes sociais a resposta que considera correta: a letra “A”.
Segundo professores ouvidos pelo g1, no entanto, havia duas alternativas aceitáveis. O professor Eduardo Calbucci afirma que o uso reiterado de “coisa” contribui para a progressão textual e para a unidade temática do texto, dando à palavra uma função poética e destacando seu papel como um “termo coringa”, o que fundamenta a alternativa C.
Mas, na questão, Bernardi também faz referências diretas a quatro canções: “Qualquer Coisa”, “Sampa”, “Lindeza” e “Samba de Verão”, todas contendo a palavra “coisa”. Logo, seu uso na crônica estabeleceria uma intertextualidade relevante para o desenvolvimento e a coesão temática, justificando também a alternativa A, escolhida por Caetano.
O professor, por isso, sugere que as duas opções sejam consideradas corretas ou que o Inep anule a pergunta. “O gabarito oficial provavelmente apontará a alternativa A (intertextualidade), mas, dada a estrutura da questão, a opção C também seria aceitável. Isso abre margem para o Inep considerar a anulação da questão ou aceitar um duplo gabarito”, diz Calbucci.
Ver essa foto no Instagram