O verão está chegando e já há sinais. Salvador superou a previsão de temperatura e bateu 34°C na segunda-feira (28), conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O esperado era uma média entre 23°C e 32°C.
O calor, comum nessa época do ano, tem causado reclamações do moradores. “Abriram as portas do inferno”, disse um residente, nas redes sociais. A temperatura, inclusive, foi causa de protestos até pela noite. “Impossível ser feliz dormindo nesse calor”, escreveu. “Tá fazendo Sol agora pela noite?”, ironizou outro.
Apesar do índice, a capital baiana não está na lista das 150 cidades do Brasil com as maiores temperaturas do país. Salvador aparece na 175°. Formosa do Rio Preto, no Extremo Oeste, teve a temperatura mais alta na Bahia, com 38,8°C, e ocupou a 15° colocação. Ibotirama (38.2°C) e Barra (38.1°C) ainda estão entre os 20 municípios mais quentes.
No Brasil, a maior temperatura foi 40.6°C em Boa Vista (RR), seguindo em Bom Jesus do Piauí (PI), com 40.3°C, e Campo Maior (40.1°C).