A TV Bahia vai exibir, no dia 1º de novembro, próxima sexta-feira, um documentário em homenagem aos 50 anos do Ilê Aiyê, o primeiro bloco afro do mundo. O material exclusivo será transmitido à tarde, logo após a Sessão da Tarde. Nomeado “Ilê Aiyê: a casa do mundo”, o filme traz registros inéditos e revisita a trajetória do Ilê, que se tornou um símbolo da cultura baiana, da resistência do povo preto e da luta contra o racismo.
A equipe de jornalismo da TV Bahia entrevistou quase 60 pessoas, sem fazer distinção entre anônimos e celebridades. Em comum, todos compartilharam suas memórias e momentos especiais sobre o “Mais Belo dos Belos”. Entre os entrevistados mais ilustres, estão Caetano Veloso, Daniela Mercury, Lazzo Matumbi, Carlinhos Brown, Mãe Hildelice e Vovô do Ilê. Os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo contribuem com narrações.
“Ilê Aiyê: a casa do mundo” tem coordenação de Alexandre Lyrio e Ricardo Ishmael; roteiro de Alexandre Lyrio, com reportagem e produção de Ricardo Ishmael, edição e pesquisa de Sheliane Silva, e edição de imagens de Gabriel Paz.
O roteiro começa na Ladeira do Curuzu, no bairro da Liberdade, e acompanha a história do Ilê ao longo de cinco décadas. O itinerário do filme culmina na turnê mundial realizada pelo grupo em julho de 2024, com ponto de partida na África para, depois, passar por 12 países europeus. Ricardo Ishmael viajou ao Marrocos para registrar a turnê.