Um acordo firmado entre o Ministério Público da Bahia (MP-BA) e a Uber prevê códigos promocionais de desconto para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar atendidas pelo Núcleo de Enfrentamento às Violências de Gênero em Defesa dos Direitos das Mulheres (Nevid) do próprio MP. A parceria, publicada na semana passada no Diário de Justiça Eletrônico, prevê, além da oferta de transporte, a veiculação de materiais educativos de combate à violência contra a mulher, na plataforma da empresa.
O objetivo do acordo é garantir que essas mulheres, muitas vezes sem recursos financeiros próprios, possam se deslocar com segurança até um endereço de sua escolha após o atendimento no MP-BA. Da mesma forma, busca-se divulgar os canais de denúncia e conscientizar usuários e motoristas da Uber sobre a importância do tema.
Casos de violência podem ser denunciados pelo Disque 190, da Polícia Militar; Disque 180, do Ministério dos Direitos Humanos; e no Ministério Público da Bahia, pelo Disque 127, além do e-mail atendimento@mpba.mp.br, da Promotoria de Justiça mais próxima no interior e no Nevid e Casa da Mulher Brasileira, na capital baiana. O Núcleo funciona na sede do MP, em Nazaré, e na Casa na Avenida Tancredo Neves, no Caminho das Árvores, ao lado do Hospital Sarah.
A Uber se responsabilizará por arcar com os custos dos códigos promocionais, concedidos ao Ministério Público conforme parâmetros previstos no acordo, como valor, prazo de validade e condições de uso. Já o MP ficará responsável pela produção do material informativo a ser divulgado na plataforma da empresa.