O Diário Oficial do Estado (DOE) divulgou, na edição de terça-feira (24), o aviso de licitação para a requalificação da Praça do Reggae, no Largo do Pelourinho. O processo de licitação para a contratação de empresa de engenharia para a elaboração de projetos executivos é de responsabilidade do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (Ipac), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA).
“A liberação da licitação para elaboração do projeto executivo para a requalificação da Praça do Reggae é um passo fundamental para a preservação e valorização desse espaço tão simbólico para a cultura baiana e a memória do Pelourinho. Nosso objetivo é garantir que a intervenção respeite a história do local, ao mesmo tempo em que promove melhorias que beneficiem a comunidade e os visitantes. Assim que assumi a direção do Ipac, umas das primeiras reuniões que participei foi com lideranças que reivindicam a requalificação da praça e esse foi um compromisso firmado por essa gestão.”, afirma Marcelo Lemos, diretor-geral do Ipac.
Alisson Sodré, diretor executivo da Associação Comunitária Alzira do Conforto, instituição que combate a intolerância religiosa no Pelourinho, comemora a publicação: “Esta publicação é um marco. A Praça do reggae se caracterizou ao longo dos anos como um espaço de fortalecimento da cultura negra. Quando o Governo se sensibiliza com a causa da música reggae, é muito significativo, porque entendemos que a sociedade está sendo ouvida”, afirma e ressalta que a Praça do Reggae foi palco de apresentações de grandes artistas como Caetano Veloso, Arnaldo Antunes e Edson Gomes.
Sobre a licitação:
O chamamento público, que visa a contratação de empresa de engenharia para a elaboração de projetos executivos para a requalificação, terá abertura às 10h do próximo domingo (29), através do site.
Os documentos referentes ao edital podem ser encontrados também no site. Os interessados em participar do chamamento poderão ainda entrar em contato através do telefone (71)3117-6484 ou presencialmente, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede do IPAC (Largo do Cruzeiro de São Francisco, 20. Pelourinho – Salvador).