O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia, unidade gerida pelo Einstein e que possui atendimento 100% público, oferece de forma inédita aos pacientes do Sistema Único de Saúde o exame de escanometria. O procedimento, uma espécie de Raio-X digitalizado, antes disponível na Bahia apenas na rede privada de saúde, realiza medidas do corpo e dos membros do paciente, permitindo avaliar com precisão o crescimento e o desenvolvimento dos ossos, assim como os desvios da coluna vertebral.
A escanometria ajuda a identificar diversos problemas com antecedência, entre eles deformidades e lesões traumáticas, além de contribuir na preparação e acompanhamento de tratamentos cirúrgicos e clínicos envolvendo ossos e articulações. “O exame auxilia a equipe médica a entender melhor as necessidades específicas de cada paciente, contribuindo para um diagnóstico mais preciso e um plano de tratamento mais adequado, como o uso de órteses, por exemplo”, explica Niklas Söderberg, gerente médico do HOB.
O exame é ideal para verificar alterações estruturais nos membros, coluna e até no alinhamento das pernas e dos braços. O procedimento passou a fazer parte do moderno centro de bioimagem do hospital, ampliando sua capacidade de atendimento. Na unidade, já foram realizados 329 escanometria, nos quais foram possíveis observar de forma detalhada toda a estrutura óssea dos pacientes, por meio de sensores extremamente precisos, facilitando e acelerando o diagnóstico médico.
Em seis meses de funcionamento, o Hospital Ortopédico da Bahia contabiliza um total de 26.220 exames de imagem e 50 mil atendimentos realizados. A unidade dispõe de 212 leitos e conta com uma moderna tecnologia para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva. Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.