Aguidavi do Jêje faz show na quinta edição do SSA Mapping, no Mercado Modelo

Aguidavi do Jêje faz show na quinta edição do SSA Mapping, no Mercado Modelo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Maria Marques

Bresani/Divulgação

Publicado em 25/09/2024 às 11:30 / Leia em 3 minutos

Indicada ao Grammy Latino 2024 na categoria de Melhor Álbum de Música de Raízes em Língua Portuguesa com o seu primeiro disco, a orquestra de atabaques Aguidavi do Jêje vai levar sua música afro-percussiva para o quinto SSA Mapping, o maior festival de artes visuais e tecnologia do Nordeste do Brasil. A apresentação do grupo encerra a agenda do sábado (12) e será uma performance de música-imagem, com intervenções visuais criadas especialmente para o show. A informação foi obtida com exclusividade pelo Alô Alô Bahia.

Nos dias 12 e 13 de outubro, o SSA Mapping ocupa a Praça Maria Felipa, no Comércio, com programação totalmente gratuita, e faz do Mercado Modelo a tela de videomapping para dezenas de obras visuais.

Fundada pelo percussionista Luizinho do Jêje, a Aguidavi do Jêje é referendada nos toques de candomblé da nação Jeje-Mahin e faz, segundo eles, um “ritual percussivo”. É um grupo formado por músicos e ogãs com idades variadas, que cresceram no Terreiro do Bogum, no bairro do Engenho Velho da Federação. Juntos, fazem uma das mais interessantes e diferentes sonoridades na música contemporânea baiana.

Luizinho do Jêje, percussionista que idealizou a orquestra de atabaques Aguidavi do Jêje | Foto: Bresani/Divulgação

A orquestra afro-baiana representa uma herança ancestral ligada diretamente à história da diáspora brasileira, com letras que resgatam cantigas de candomblé e trovas originais da cultura popular baiana, mas com um sotaque atual. Com arranjos inusitados, reúne em clima harmônico atabaques, berimbau, agogô, pandeiro, caxixi e outros instrumentos construídos pelos próprios integrantes, além de pedais de efeitos e bateria eletrônica.

Para a apresentação, a dupla de VJs Gabiru e Lee Quick, do YOW! STUDIO, vai projetar um videomapping, na fachada do Mercado Modelo, conectado ao repertório da Aguidavi do Jêje – música e imagem em diálogo direto. Com origem no litoral baiano, o duo criativo se formou a partir da música eletrônica no Brasil e atua com arte, tecnologia, cultura e pesquisa, passeando por temas como memória, ancestralidade, território, cultura pop, psicodelia e afrociberdelia.

Idealizado e produzido pela Baluart Produtora e Agência Ilimitado, o SSA Mapping tem patrocínio do Nubank, com realização através da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura e Governo Federal. Além do final de semana, que contará com mostras de videomapping, shows, passeios guiados, feira criativa, instalações artísticas e brincadeiras para as crianças, haverá ainda atividades de formação, no Auditório Makota Valdina da Casa das Histórias de Salvador, a partir do dia 8 de outubro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe