Após aprovação do aporte de recursos financeiros feita pelos membros do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente, a Bahia passará a contar com quatro veículos adaptados para o resgate e transporte de animais, um novo aviário para o Zoológico de Salvador e um Centro de Triagem de Animais Silvestres, na região Oeste. O anúncio foi feito durante a 22ª reunião do Fundo.
“Esses equipamentos representam um avanço significativo na nossa capacidade de proteger a fauna silvestre da Bahia (…) A aquisição dos novos equipamentos e o Cetas Oeste visa à melhoria da capacidade operacional, ampliando o alcance da nossa atuação, desde o resgate ao tratamento e soltura dos animais ao seu habitat natural”, destaca o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Mendonça.
Já o veterinário e coordenador de Gestão de Fauna do Inema, Vinícius Dantas, classifica os investimentos como “necessários para fortalecer o trabalho (…) Enquanto o Zoo atua com programas de educação ambiental, sendo também referência em estudos e na preservação de animais ameaçados de extinção, o Cetas já tem esse papel mais de atendimento emergencial e de reintrodução das espécies na natureza”.