O potencial do setor de mineração na Bahia é destaque na 40ª edição da Exposição e Congresso Brasileiro de Mineração, maior feira do segmento da América Latina. O evento acontece em Belo Horizonte, reunindo especialistas, empresários e representantes do setor público de todo o Brasil e do mundo. Durante a cerimônia de abertura, o governador Jerônimo Rodrigues ressaltou as iniciativas do Governo do Estado para fortalecer a mineração baiana, entre elas a produção do Átlas da mineração.
“O mapa orienta os investimentos tanto no setor empresarial, quanto no setor de pesquisa, quanto no setor de políticas públicas”, disse. O governador ainda complementou destacando a importância do evento. “O Ibram nos coloca como a bola da vez no bom sentido. De que nós temos um potencial muito forte de explorar aquilo que até hoje a Bahia ainda tem”, afirmou.
Por meio da Companhia Baiana de Produção Mineral, o Governo do Estado montou um stand próprio nesta edição da Exposibram. Nos três dias de Feira, o espaço servirá para realização de reuniões e apresentações para investidores interessados no potencial mineral da Bahia. Além disso, também será feita a divulgação das belezas naturais e da cultura do estado, mostrando a Bahia não apenas como destino de negócios, mas também de lazer e turismo.
Com quase R$10 bilhões em vendas realizadas em 2023, a mineração se destaca como um dos mais importantes setores da economia baiana. Responsável por 3% de toda a riqueza produzida em um ano, no estado, o setor mineral também é responsável pela geração de cerca de 16 mil empregos diretos. O volume de arrecadação também é expressivo, são mais de R$169 milhões em impostos recolhidos. Com esses números, a Bahia se coloca como o terceiro estado de maior produção mineral do país, atrás apenas de Minas Gerais e Pará.
Edição em Salvador
Em 2025 a Exposibram será realizada em Salvador. Em parceria com o Governo do Estado, os organizadores da exposição pretendem montar uma das maiores edições já realizadas. A iniciativa visa fortalecer a cadeia da mineração no estado, ampliando a possibilidade de negócios locais em mineração, além de aquecer o setor do turismo de negócios.