Funchal, capital da Ilha da Madeira, em Portugal, foi eleita a oitava cidade europeia com a melhor qualidade do ar. O resultado foi divulgado no último relatório da Agência Europeia do Ambiente, que trouxe um ranking completo com mais de 350 cidades do continente. A lista é elaborada a partir da medição de partículas finas, em que é analisado o ar poluente com maior impacto na saúde em termos de morte prematura e doença. A pesquisa revela que Funchal apresenta 4,4 microgramas de partículas finas por metro cúbico.
“Os visitantes de todos os mercados estão cada vez mais exigentes. Sobretudo no pós-Covid 19, sentimos que a segurança sanitária, a natureza e as atividades ao livre são fatores tidos em conta nas escolhas de viagens e, assim, estes indicadores são muito relevantes também para a atividade turística da Madeira, reafirmando-a como um destino de qualidade em vários níveis e, em particular, em termos ambientais”, destaca o presidente da Associação de Promoção da Madeira e secretário regional de Economia, Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. O melhor jeito de começar a explorar o local é por Funchal, que oferece uma ampla combinação de atividades culturais, históricas e naturais. Vale a pena incluir no roteiro o famoso Mercado dos Lavradores, a Catedral de Funchal, o Museu CR7 e o Jardim Monte Palace.