A atriz Sophie Charlotte foi um dos destaques do 28º Inffinito Film Festival de Miami, na Flórida. Estrela do filme “Meu Nome é Gal”, a artista venceu o Prêmio Especial do Júri e celebrou a conquista com uma declaração especial. Em publicação divulgada nas redes sociais neste domingo (8), Sophie dedicou o prêmio à artista baiana, que faleceu em 2022.
“Fechando a viagem com a premiação do @inffinito.film.festival. Com a honraria de receber um prêmio especial do júri por nosso filme ‘Meu Nome é Gal’. Muito obrigada a todos do @inffinito.film.festival, o carinho de vocês foi ímpar. Para sempre vou agradecer @dandaraferreira e @lo_politi_ @globofilmes e @parisfilmes. E todos do elenco e equipe do filme, que mudou a minha vida. Esse prêmio é dedicado a Gal Costa. Viva, Gal pra SEMPRE! Viva o Cinema Brasileiro!“, escreveu Sophie.
A cinebiografia “Meu Nome É Gal”, lançada em 2023, retrata a juventude e o início da carreira de Gal Maria da Graça Penha Burgos Costa, considerada uma das maiores cantoras de todos os tempos. O filme destaca a vida de Gal na década de 1960, quando saiu de Salvador para o Rio de Janeiro para trilhar sua carreira artística. Também ganha destaque na obra a sua relação de amizade com personalidades como Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha. Os desafios enfrentados no contexto da Ditadura Militar também são abordados, assim como o surgimento da Tropicália, movimento artístico e cultural que envolvia música, cinema, teatro e poesia.