O Goethe-Institut Salvador-Bahia, em parceria com a Embaixada da República Tcheca no Brasil e o seu Consulado Honorário em Salvador, promove o “Festival Kafka – 100 Anos”, em homenagem ao centenário da morte do escritor Franz Kafka. O evento, que ocorrerá de 16 a 18 de setembro, nas instalações do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória, contará com uma programação diversificada, incluindo concertos, exposições, leituras performativas e exibição de filmes. As atividades são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no local ou através da plataforma Sympla.
A abertura oficial do evento está marcada para o dia 16 de setembro, às 18h30, com a presença da Embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sra. Pavla Havrlíková. Em seguida, às 19h, ocorrerá o show “Franz Kafka – A Metamorfose da Metáfora”, um diálogo entre a literatura de Kafka e a canção brasileira, com Jean Garfunkel e Pratinha Saraiva. Ainda no primeiro dia serão inauguradas as exposições “Komplett Kafka – Uma Exposição de Quadrinhos”, com desenhos de Nicolas Mahler; e “Franz Kafka: o homem que transcendeu seu tempo”, baseada em textos de Radek Malý e ilustrações de Renáta Fučíková. Ambas ficarão abertas para visitação até 11 de outubro.
O segundo dia do festival será marcado pela leitura cênica-performativa “Pretamorphosis: A Encruzilhada de Kafka e Fanon”, conduzida pelo ator e autor Aldri Anunciação. A obra entrelaça a temática kafkiana com questões sociais contemporâneas, abordando a identidade racial e as encruzilhadas da negritude.
No último dia do evento, 18 de setembro, será exibido o filme, ainda inédito no Brasil, “A Glória da Vida”, uma coprodução entre Alemanha e Áustria, baseada no livro homônimo de Michael Kumpfmüller. O filme narra a história de amor entre Franz Kafka e Dora Diamant, com direção de Georg Maas e Judith Kaufmann.
A diretora Friederike Möschel do Goethe-Institut Salvador-Bahia destaca a importância do evento: “Franz Kafka pode ser considerado, com certeza, um dos mais importantes autores de língua alemã do século XX, que com seus textos únicos influenciou a literatura mundial até hoje. Devido à sua origem, como um judeu boêmio de língua alemã com passaporte austro-húngaro, que cresceu em Praga, ele viveu entre diferentes culturas, religiões e tradições. Estou muito feliz por realizar este ciclo de eventos sobre Kafka em cooperação com a Embaixada Tcheca em Brasília”.
Além das atividades principais, o festival oferecerá uma experiência imersiva no KreativLab, onde os participantes poderão explorar o universo de Kafka através de realidade virtual e oficinas interativas, como a criação de um inseto robô inspirado na obra “A Metamorfose”. As atividades no KreativLab ocorrerão de 16 a 19 de setembro, das 14h às 17h.