Um em cada quatro municípios brasileiros tem uma candidatura LGBT+. É o que indica o levantamento feito VoteLGBT com base nos dados disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.368 cidades registraram candidaturas LGBT+. Nelas, 1.371 homens e 1.472 mulheres, totalizando 2.844 postulações LGBT+. Segundo levantamento feito pela VoteLGBT, são 2.756 candidatos a vereadores, 36 prefeitos, 56 vice-prefeitos distribuídos por 28 partidos, em todos os estados do país.
Salvador e Porto Alegre são as cidades com maior número de candidaturas LGBT+ na região Nordeste e Sul, respectivamente, com 24. Belém é destaque no Norte (13); Rio de Janeiro, no Sudeste (22); e Campo Grande, no Centro-Oeste (10).
Da direção executiva da VoteLGBT, Gui Mohallem disse que a organização permanece cadastrando em suas plataformas digitais as candidaturas LGBT+ do país.
“Para muitas de nós, a exposição da identidade LGBT é um gesto de confiança, um cálculo de risco. Receber essa chancela de tantas lideranças é uma honra pra gente. Há 10 anos conectamos essas candidaturas ao eleitorado através de plataformas digitais suprapartidárias. No último ciclo eleitoral, as candidaturas LGBT+ em nosso site receberam mais de 3,5 milhões de votos”, afirmou Gui Mohallem.