Os estudantes baianos Ana Cecília Viana, Rafael Bonfim e Sófia Dórea, do Colégio Anchieta, em Salvador, conquistaram medalha de ouro na 16ª Olímpiada Nacional em História do Brasil. A etapa final da competição realizada pela Universidade Estadual de Campinas contou com cerca de 1,3 mil participantes de todo o país, divididos em 340 equipes.
“Vê-los conquistar a medalha de ouro na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é motivo de orgulho e inspiração para toda a comunidade escolar (…) É a Bahia brilhando e mostrando a força do nosso ensino“, celebra o diretor do Colégio Anchieta, Ademilton Costa Júnior.
As provas e a cerimônia de premiação aconteceram nos dias 24 e 25 de agosto, na sede da Unicamp, em Campinas. A olimpíada contou com a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio. Na final, foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus às escolas com grupos medalhistas e medalhas de honra ao mérito aos demais participantes.
A 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil contou com um número recorde de inscritos, com 51,2 mil grupos, formados por três estudantes dos ensinos fundamental ou médio e um professor de História. As equipes que chegaram à final participaram, antes, de seis fases on-line realizadas entre maio e junho. Na fase final, os estudantes responderam a uma prova dissertativa que teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, em julho de 2024. O Manto estava no Museu Nacional da Dinamarca e foi entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro.