Estudantes baianos conquistam medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Estudantes baianos conquistam medalha de ouro na Olimpíada Nacional em História do Brasil

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 28/08/2024 às 16:12 / Leia em 2 minutos

Os estudantes baianos Ana Cecília Viana, Rafael Bonfim e Sófia Dórea, do Colégio Anchieta, em Salvador, conquistaram medalha de ouro na 16ª Olímpiada Nacional em História do Brasil. A etapa final da competição realizada pela Universidade Estadual de Campinas contou com cerca de 1,3 mil participantes de todo o país, divididos em 340 equipes.

 “Vê-los conquistar a medalha de ouro na 16ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é motivo de orgulho e inspiração para toda a comunidade escolar (…) É a Bahia brilhando e mostrando a força do nosso ensino“, celebra o diretor do Colégio Anchieta, Ademilton Costa Júnior.

As provas e a cerimônia de premiação aconteceram nos dias 24 e 25 de agosto, na sede da Unicamp, em Campinas. A olimpíada contou com a participação de alunos dos ensinos fundamental e médio. Na final, foram entregues 17 medalhas de ouro, 27 de prata e 37 de bronze, além de troféus às escolas com grupos medalhistas e medalhas de honra ao mérito aos demais participantes. 

djvh1Tu.md.jpg

A 16ª edição da Olimpíada Nacional em História do Brasil contou com um número recorde de inscritos, com 51,2 mil grupos, formados por três estudantes dos ensinos fundamental ou médio e um professor de História. As equipes que chegaram à final participaram, antes, de seis fases on-line realizadas entre maio e junho. Na fase final, os estudantes responderam a uma prova dissertativa que teve como tema a repatriação do Manto Tupinambá, do século XVI, em julho de 2024. O Manto estava no Museu Nacional da Dinamarca e foi entregue ao Museu Nacional do Rio de Janeiro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe