Gestores e equipes técnicas de secretarias e demais órgãos de mobilidade de estados e municípios brasileiros participam, em Salvador, da Capacitação de Eletromobilidade. O evento promove a capacitação em implantação de frota elétrica para entes federados selecionados no Novo PAC Renovação de Frota (Programa de Aceleração do Crescimento), do Governo Federal.
O evento acontece no Centro de Formação de Professores Emília Ferreiro,no Costa Azul, nos dias 27, 28 e 29 de agosto, sendo das 8h30 às 18h, na terça e na quarta-feira, e das 8h30 às 16h30, na quinta-feira.
O curso é uma iniciativa do Ministério das Cidades, em parceria com o WRI Brasil e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
Salvador foi escolhida como sede do evento por possibilitar que os participantes vejam na prática a operação tanto dos ônibus elétricos como também da infraestrutura de recarga dos veículos. Atualmente, a capital baiana possui 8 ônibus elétricos em operação no BRT Salvador, e o maior eletroterminal público do Brasil.
Em três dias, o evento terá, dentre outros participantes, o secretário nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, Denis Andia, o diretor de Regulação da Mobilidade e Trânsito Urbano do ministério, Marcos Daniel Souza, o diretor de Mobilidade Urbana Global do WRI, Felipe Ramirez, a diretora de Eletromobilidade Global da WRI, Cristina Albuquerque, a gerente de mobilidade urbana do WRI Brasil, Paula Santos, além de representantes da Caixa Econômica Federal e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Além de Salvador, o evento tem a participação de gestores de cidades como São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Campinas, por exemplo, reunindo cerca de 80 pessoas.
Secretário de Mobilidade da capital baiana, Fabrízzio Muller explica que Salvador está investindo nesse modelo, e que essa é uma tendência Mundial, mas que no Brasil ainda é embrionário.
“Em uma cidade da como Bogotá, na Colômbia, existem mais de 1000 ônibus elétricos a bateria, coisa que não temos aqui no Brasil, onde não chegam a 200 veículos. Então, é algo que precisa realmente avançar, pois é o futuro da mobilidade, não tenho dúvidas disso. Ainda temos muitos desafios, especialmente em relação à utilização de uma matriz energética limpa. Isso é o que viabiliza e que permite que a gente tenha essa transição energética de forma sustentável. Acredito que precisamos agora conhecer as boas práticas e aprender um pouco mais a respeito. Além disso, é importante a geração de incentivos do governo federal, tanto na isenção de impostos como em outras áreas, para que possamos realizar essa transição”.
A respeito da capacitação em eletromobilidade, o secretário afirmou ser uma iniciativa importante para a capital baiana, que cada vez mais aposta na eletrificação da frota.
“É uma alegria muito grande sediar um evento desse tipo. Salvador foi escolhida pelos avanços que vem apresentando nessa área de eletromobilidade. Então, nos honra muito essa presença, pois temos realmente o que mostrar neste evento que recebe representantes de todo o país para ver o que está sendo feito por aqui. Isso traz um destaque muito importante para a cidade de Salvador. Não podemos esquecer que apesar da crise vivida pelo transporte público, a gente conseguiu ter todos esses avanços e nos tornamos referência para outras cidades. É um caminho sem volta, que precisa estar aliado a uma boa estrutura de recarga – não apenas a compra de veículos -, investimentos em manutenção, e é por isso que essa capacitação é importante. Salvador está muito bem posicionada no cenário nacional, com planejamento adiantado para mais um eletroterminal, localizado nos Barris, já pensando no terceiro terminal logo ali na frente, com a perspectiva da ampliação da frota”, avalia Muller.
Para Denis Andia, secretário Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, o evento é uma forma de apresentar o projeto, discutindo as atribuições dos municípios e da união para renovação da frota do diesel para o segmento elétrico.