O Templo de Salvador da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizado na Avenida Paralela, iniciou na noite desta quinta-feira (22) o período de visitação aberta para a comunidade. O público poderá visitar o local até o dia 7 de setembro podendo ser acessado todos os dias, incluindo feriados, com exceção dos domingos, das 9h às 21h.
“Essa visitação é uma maneira de mostrar para o público as coisas que a gente acredita e a importância que o templo tem em nossas vidas. Também é uma forma expressar a nossa gratidão e de se conectar com a comunidade. Precisamos estar mais próximos um do outro já que somos todos filhos de Deus e estamos todos tentando fazer o nosso melhor”, afirmou o membro da presidência da igreja no Brasil, chamado de élder, Ciro Schmeil.
O relógio marcava 18h quando as primeiras pessoas entraram no templo. O pintor letrista José Carvalho Gomes, 65, foi a primeira pessoa da fila para o tour. Com cerca de 22 anos dedicados a fé, ele descreveu como sentiu com a visita. “É uma experiência que não tem como definir. Eu senti a presença de Deus na Sala Celestial e foi uma emoção tão grande que não tive como mensurar. É como se eu não estivesse na Terra, mas em lugar mais elevado”, relatou.
Eles foram separados em grupos de 15 pessoas e entravam em intervalos de dez minutos. A visita durou cerca de 20 minutos e contemplou as principais salas do espaço. Não é permitido fazer imagens do templo. O consultor de negócios Victor Matos, 22, foi com a namorada Sarah, 23, para a visitação e celebrou a chegada do espaço religioso a capital.
A expectativa é que cerca de 30 mil pessoas passem pelo local até o dia 7. Antes de entrar, os visitantes devem assistir um vídeo explicativo sobre a visita, crenças da igreja e o propósito da edificação. Em seguida, seguem para o templo.
Além de ser o primeiro da Bahia, o Templo de Salvador é o 11º construído no Brasil. A partir do dia 8 de setembro, o acesso a edificação ficará restrito aos membros da Igreja. O élder Schmeil explica que o acesso ao templo exige um período de preparo espiritual de cada devoto.