De Goiás, na região Centro-Oeste do Brasil, o fotógrafo Gabriel Zaparolli registrou o “encontro” do planeta Saturno com a Lua. O fenômeno astronômico raro aconteceu no início da noite desta terça-feira (20), quando uma conjunção entre Lua e Saturno se transformou em uma ocultação lunar completa do planeta para os estados das regiões Norte e parte do Nordeste e Centro-Oeste, e uma ocultação lunar rasante para o restante do Brasil.
“Arrumei os equipamentos de astrofotografia para capturar a ocultação de Saturno pela Lua, que aconteceria nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Aqui em Goiás, a visualização da ocultação foi mais rápida, não durando mais de 30 minutos, porém foi incrível observar um evento astronômico tão ‘difícil’ de capturar em fotos”, disse Zaparolli à CNN.
A ocultação lunar ocorre de maneira semelhante a um eclipse, quando a extremidade da Lua se move na frente de uma estrela, planeta ou outro astro celeste, escondendo-o momentaneamente. A observação deste fenômeno costuma ser possível apenas quando o corpo celeste em questão for suficientemente brilhante, como foi o caso de Saturno.