O Museu do Louvre, em Paris, manteve sua posição como o museu mais visitado do mundo no ano passado, com 8,86 milhões de visitantes, segundo o relatório Theme Index and Museum Index 2023. O ranking é elaborado pela Themed Entertainment Association (TEA) em parceria com a consultoria Aecom. O número, divulgado pela revista Forbes, representa um aumento de 14,7% em relação ao ano anterior, quando a instituição parisiense já ocupava o primeiro lugar no ranking.
Originalmente construído como uma fortaleza no final do século 12 por Filipe II, o edifício do Louvre foi transformado em palácio real no século 16 e, posteriormente, em museu em 1793, durante a Revolução Francesa. Ele abriga uma vasta coleção de 35 mil obras de arte de diferentes períodos e culturas, incluindo algumas das mais icônicas do mundo, como a “Mona Lisa” de Leonardo da Vinci, a escultura grega “Vênus de Milo” e “A Liberdade Guiando o Povo” de Eugène Delacroix.
O top 3 dos museus mais visitados do ano passado é completado pelos Museus Vaticanos (com 6,76 milhões de visitantes) e o Museu Nacional da China, em Pequim (com 6,75 milhões de pessoas em 2023).
O relatório destaca o crescimento significativo do público em museus ao redor do mundo. Ao todo, os 20 museus mais visitados somaram 99,8 milhões de visitantes no ano passado, um aumento expressivo de 66% em comparação com 2022, quando o total foi de 57,1 milhões.
Confira o ranking completo dos museus mais visitados do mundo em 2023:
Museu do Louvre, Paris, França
Museus Vaticanos, Vaticano
Museu Nacional da China, Pequim, China
Museu Britânico, Londres, Inglaterra
Museu de História Natural, Londres, Inglaterra
The Metropolitan Museum of Art, Nova York, Estados Unidos
Museu de Ciência e Tecnologia da China, Pequim, China
Museu de Nanjing, Nanjing, China
Museu Americano de História Natural, Nova York, Estados Unidos
Museu de Suzhou, Suzhou, China
Tate Modern, Londres, Inglaterra
Museu Nacional de História Natural, Washington D.C., Estados Unidos
Museu de Hunan, Changsha, China
Museu da Província de Hubei, Wuhan, China
Museu Nacional da Coreia, Seul, Coreia do Sul
Museu de Guangdong, Guangzhou, China
Musée d’Orsay, Paris, França
Galeria Nacional de Arte, Washington D.C., Estados Unidos
Museu do Prado, Madri, Espanha
Museu Hermitage, São Petersburgo, Rússia