Problemas estruturais forçam suspensão de visitas no Museu de Arte Sacra da UFBA

Problemas estruturais forçam suspensão de visitas no Museu de Arte Sacra da UFBA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do g1

Universidade Federal da Bahia

Publicado em 13/08/2024 às 08:19 / Leia em 2 minutos

O Museu de Arte Sacra da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no bairro do Dois de Julho, em Salvador, foi fechado para o público por problemas estruturais. A decisão foi anunciada na segunda-feira (12), pela Reitoria da instituição. Com 65 anos de atividades, o equipamento cultural abriga a maior coleção de arte sacra barroca da América Latina.

Por meio de nota, a UFBA informou que há riscos relacionados à estrutura do museu, principalmente em instalações elétricas e nos telhados. Segundo a instituição, os problemas “ameaçam a segurança do local e de seu patrimônio histórico”, que inclui conjunto arquitetônico histórico do século 17.

O reitor Paulo Miguez informou que a decisão foi sancionada pelo Conselho de Ensino Superior no último dia 30 de julho, após a identificação dos problemas, em vistoria da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura (Sumai) da Universidade e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder). O fechamento do museu foi informado ao Governo do Estado e à Prefeitura de Salvador.

Segundo a UFBA, a Conder já deu início ao levantamento técnico das necessidades de recuperação. Entre os problemas detectados estão riscos pontuais de desabamento e fissuras de ordem estrutural na cobertura, além de risco para o imóvel e o acervo – pinturas, azulejaria, ourivesarias, imagens esculpidas de santos diversos, mobiliários antigos – na infraestrutura predial, como problemas na rede elétrica.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe