Desde esta quarta-feira (7), os usuários brasileiros do sistema operacional Android podem ativar o “Modo Ladrão” em seus smartphones. O recurso faz com que a tela do celular seja travada quando for detectada uma mudança repentina de velocidade. O Brasil é o primeiro país do mundo a receber a tecnologia.
O desenvolvimento do “Modo Ladrão” foi inspirado pela atividade criminosa das chamadas “gangues de bicicleta”, conhecidos grupos de assaltantes que usam o meio de transporte para roubar celulares em grandes centros urbanos do país. A ação desses furtos é bastante observada na Avenida Paulista, em São Paulo, por exemplo.
Chamado oficialmente de “Theft Protection Lock“, a ferramenta está disponível na versão beta em todos os celulares que tiverem suporte ao sistema operacional Android. É necessário ativar o “Modo Ladrão” na tela de configurações, pois ela estará desativada por padrão.
Outros recursos antirroubo desenhados pelo Google também foram liberados, como a ferramenta de bloqueio remoto – que permite ao usuário bloquear o celular através do site “Encontre meu Dispositivo”, sem precisar acessar a conta Google com senha – e o travamento automático da tela, para o caso do aparelho ficar longos períodos sem acesso à internet.