Grupo de Dança Contemporânea da UFBA apresenta novo espetáculo na Sala do Coro do TCA

Grupo de Dança Contemporânea da UFBA apresenta novo espetáculo na Sala do Coro do TCA

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Ted Ferreira

Publicado em 07/08/2024 às 13:15 / Leia em 2 minutos

Celebrando a memória e a ancestralidade, o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA apresenta seu mais novo espetáculo, “Ancestralidade em Movimento”. As apresentações acontecem entre os dias 20 e 23 de agosto, às 20h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, em Salvador. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do local e através da plataforma Sympla.

Com direção e concepção da professora e coreógrafa Edileuza Santos, “Ancestralidade em Movimento” tem como ponto de partida a pesquisa “Corpo Tambor: Um Novo Olhar da Dança de Expressão Negra”, metodologia em dança desenvolvida por Edileuza, que tem como referencial as culturas de matrizes estéticas negro-africanas na Bahia. No palco, estarão Brenda Falcão, Cauã Borges, Isla Haiala, Joseh Jara, Maiane Mendes, Monalisa Azevedo e Uiliane Monteiro.

“É um espetáculo ritualístico dentro do universo holístico  em que tudo gira em torno do cosmo que é o sentido do àse, onde o movimento do círculo representa a criação e a recriação de vida, são representações imagéticas onde se concentra o àse da nossa existência”, descreve a coreógrafa.

O diretor musical Gilberto Santiago, também músico da obra, diz que todo o processo criativo se deu através de uma imersão sensorial, onde sempre havia uma carga emocional importante, acompanhando com o olhar, aos movimentos da dança. O deixar- se levar pelos gestos e expressões dos dançarinos, pela condução falada da coreógrafa, pelos pontos enfatizados por ela, bem como pela constante presença de um cantar ritmado, com o qual ela conduzia as aulas e muitas vezes, gestos da cena. O uso por parte dela, de expressões vibrantes e metáforas em representação aos movimentos e cenas, também alimentou a criatividade e imaginação musical”, conta o músico. 

Whats-App-Image-2024-08-07-at-12-49-03

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Alô Alô Folia 🎉 2025

Clique aqui e fique por dentro de tudo que acontece no Carnaval 2025!