O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) inaugura, nesta quinta-feira (30), às 19h, o Jardim das Esculturas, novo espaço permanente instalado no Centro Histórico de Salvador.
O local, que anteriormente abrigou uma Delegacia de Jogos e Costumes, passa a ser dedicado à arte e à convivência, em um movimento de ressignificação de um espaço historicamente ligado ao controle de manifestações culturais.
O jardim reúne espécies vegetais associadas a tradições afro-brasileiras e um programa contínuo de esculturas, além de soluções sustentáveis, como captação de água da chuva e meliponário de abelhas sem ferrão.
A abertura acontece junto à exposição Padê Onã – Encontrar Caminhos, do artista Sandro Aiyê, que reúne sete esculturas de grandes dimensões em madeira de demolição e dialoga com a figura de Exu.

MUNCAB inaugura Jardim das Esculturas com exposição inspirada em Exu no Centro de Salvador
As obras partem de madeiras marcadas pelo uso, reorganizadas em estruturas verticais que exploram escala, equilíbrio e permanência. As marcas do tempo permanecem visíveis e integram a construção das peças, em uma relação direta entre memória e matéria.
A exposição mobiliza Exu como princípio simbólico ligado ao movimento, à mediação e à abertura de caminhos. Ao situar essas referências no campo da escultura contemporânea e em contato direto com o público, a mostra propõe novas leituras e desloca visões estigmatizadas.

Fachada do Muncab, em Salvador (BA). — Cristian Carvalho/Muncab
O título reforça esse conceito: “Padê”, associado ao gesto de abertura, e “Onã”, palavra de origem iorubá que significa caminho, apontam para a construção de percursos e possibilidades no espaço.
A programação de abertura inclui apresentações musicais e discotecagem, reforçando a proposta de integrar arte, natureza e público.
Veja postagem nas redes sociais:
Ver essa foto no Instagram