Tatiana Weston-Webb garantiu ao Brasil uma medalha olímpica ao avançar para a final do surfe nas Olimpíadas de Paris 2024. Nesta segunda-feira (5), a surfista brasileira superou a costa-riquenha Brisa Hennessy nas semifinais, beneficiando-se de um erro crucial de sua adversária em Teahupoo, no Taiti. Com isso, Tatiana já assegurou pelo menos a medalha de prata.
A semifinal começou com Weston-Webb surfando a primeira onda, obtendo uma pontuação de 2,67. Brisa seguiu com uma onda menos íngreme, o que prejudicou sua performance. No surfe, a prioridade de escolha das ondas é alternada entre os competidores. Tatiana, com a prioridade, tentou remar para sua terceira onda, mas foi surpreendida quando Brisa remou junto e invadiu a onda da brasileira.
Por essa infração, Hennessy foi penalizada, podendo somar apenas uma onda em vez de duas, limitando sua pontuação máxima a dez. Aproveitando a vantagem, Tatiana garantiu sua posição na final ao marcar 8,33, a melhor nota do dia, e venceu a bateria por 13,66 a 5,33.
A grande final contra a norte-americana Caroline Marks está marcada para esta segunda-feira (5), às 21h57 (horário de Brasília).