Onça-parda é resgatada em banheiro de sítio na Bahia e assusta moradores; veja o vídeo

Onça-parda é resgatada em banheiro de sítio na Bahia e assusta moradores; veja o vídeo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do Correio*

Reprodução/X

Publicado em 08/07/2024 às 19:05 / Leia em 2 minutos

Uma onça-parda foi encontrada dentro do banheiro de um sítio na cidade de Anagé, localizada no sudoeste da Bahia. O felino foi resgatado no último sábado (6) pelo Centro Estadual de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema).

O proprietário do sítio, ao se deparar com o animal, imediatamente acionou o CETAS. Em resposta, uma equipe de técnicos e um veterinário especialista em grandes felinos foi enviada ao local. Por volta das 22h, a onça foi sedada com um dardo tranquilizante veterinário.

O felino passou por uma avaliação clínica antes de ser levado para um espaço destinado ao cuidado de animais silvestres, em Vitória da Conquista, a aproximadamente 60 km de Anagé. “Ao chegar ao local, verificamos a situação comportamental do animal e discutimos as melhores estratégias para a captura, além de isolar a área para garantir a segurança dos curiosos e o bem-estar da onça”, explicou Marcos Leônidas, veterinário do Inema.

Durante todo o processo, a onça-parda permaneceu deitada, às vezes sentada, mostrando-se confortável, o que facilitou o procedimento. Após a sedação, o animal foi avaliado e transportado para Vitória da Conquista.

Em sua nova localização, o animal passará por uma análise comportamental e preparativos necessários para sua reintrodução ao habitat natural. Além do Cetas municipal de Conquista, a operação contou, ainda, com o apoio da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros e dos técnicos Glauber Vieira e Márcio Silva, da Unidade Regional Sudoeste do Inema.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe