‘Acabou Chorare’, dos Novos Baianos, aparece entre os melhores álbuns da história, em ranking: ‘cheio de paixão e único’

‘Acabou Chorare’, dos Novos Baianos, aparece entre os melhores álbuns da história, em ranking: ‘cheio de paixão e único’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Com informações do g1

Reprodução

Publicado em 05/06/2024 às 08:44 / Leia em 2 minutos

O álbum “Acabou Chorare”, gravado em 1972 pelos Novos Baianos, apareceu em 51º lugar em lista da revista norte-americana “Paste Magazine”, que elegeu 300 discos icônicos da história da música mundial. A publicação, especializada em música e entretenimento, existe desde 2002 e, desde 2006, elege também o Álbum do Ano.

Além do grupo formado originalmente por Moraes Moreira, Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Paulinho Boca de Cantor, Jorginho Gomes, Bola, Baxinho, Dadi e Luiz Galvão, os mineiros Milton Nascimento (apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, mudou-se ainda criança para Minas Gerais) e Lô Borges também são citados na lista. O clássico álbum “Clube da Esquina”, lançado no mesmo ano do dos baianos, foi eleito o nono melhor de todos os tempos.

Capa de ‘Clube da Esquina’, de 1972 | Foto: Reprodução

Em primeiro lugar, ficou “Songs in the Key of Life”, de 1976, de Stevie Wonder. No Top 10, aparecem ainda Kate Bush, Prince, Beatles, Fishmans e Nina Simone.

Enquanto “Acabou Chorare” é descrito como “uma perfeita fusão de samba rock e tropicália, cheio de paixão e único, de audição fácil e ensolarada”, “Clube da Esquina” é definido pela revista como “retumbante e único”, que “encanta como uma nuvem de calor e de miscelânia sonora”. Para a publicação, o álbum mineiro reúne “traços de pop barroco e folk, mesclados com nuances de psicodelia e MPB, que puxam tanto dos Beatles quanto de Chopin, resultando em um dos projetos mais ricos já compostos na América do Sul”.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe