Vilarejo na Espanha restringe horários para visita de turistas

Vilarejo na Espanha restringe horários para visita de turistas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução

Publicado em 03/06/2024 às 14:57 / Leia em 3 minutos

O excesso de turistas tem feito moradores de cidades ao redor do mundo pensarem em estratégias nem sempre tão ortodoxas para garantir mais tranquilidade no dia-a-dia. Em Binibeca Vell, cidade localizada na costa sul da ilha mediterrânea de Menorca, que pertence ao município de San Luis, na Espanha, a solução foi bloquear ruas com cordas e correntes em determinados horários.

Conhecida como a ‘Mykonos espanhola”, o vilarejo ficou famoso nos últimos anos por lembrar as badaladas ilhas gregas. Ruas estreitas são compostas por casinhas brancas debruçadas sobre o mar azul-turquesa. Impulsionada pelas redes sociais, Binibeca Vell que tem cerca de 300 residentes fixos atraiu, no ano passado, cerca de 800 mil turistas.

Crédito: Reprodução

O overturismo, como é chamado o excesso de visitantes em determinado lugar, vem causando transtornos para os residentes. Entre os comportamentos reprovados dos visitantes estão o hábito de tirar fotos de moradores sem consentimento, a invasão de propriedades privadas, pisotear e estragar jardins, sentar em barcos e escadas nas entradas das casas sem autorização, festas nas ruas até a madrugada e, até mesmo, furto de objetos em casas e jardins particulares.

Crédito: Reprodução

Para sanar o problema antes que a temporada do verão europeu lote novamente o lugar, a administração do povoado – atualmente um empreendimento privado – decidiu determinar horários de visitação. Das 11h às 20h, é o período em que os visitantes são permitidos. Fora desse período, o acesso é só liberado para moradores. A medida passou a valer desde o dia 1º de maio. De acordo com a administração do vilarejo, em entrevista ao portal Daily Mail, já foi suficiente para reduzir pela metade o número de veículos que chegaram ao local.

“Os turistas são bem-vindos durante o horário permitido, podem visitar Binibeca Vell gratuitamente e fora desse horário podem visitar os restaurantes que ficam todos fora da área que fica acorrentada a partir das 20h”, revelou Óscar Monge presidente da associação que representa os 195 proprietários de Binibeca Vell.

O vilarejo não é o primeiro a tomar medidas mais drásticas para restringir o número de turistas. Em abril, a cidade de Veneza, na Itália, passou a fazer a cobrança de uma taxa de entrada diária aos seus visitantes. Já os moradores do bairro La Salut, no distrito de Gràcia, em Barcelona, na Espanha, apagaram a rota de ônibus que passa pela região do Google Maps.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe