A vida do turista ficou mais difícil em Barcelona, na Espanha. A crescente onda de aversão ao turismo na cidade fez com que moradores do bairro La Salut, no distrito de Gràcia, tomassem uma medida drástica: fizeram o local “sumir do mapa”. Isso mesmo, eles conseguiram retirar a rota de ônibus que passa pela região do Google Maps.
A linha 116 que circula pelo bairro é muito usada por turistas para chegar ao Parc Güell, obra do arquiteto catalão Antoni Gaudí e cartão-postal da cidade, que recebe aproximadamente nove milhões de pessoas por ano. Os visitantes fizeram a linha de ônibus, que é regular e não um serviço exclusivo para turistas, ficar superlotada, o que desagradou os moradores que utilizam o transporte no dia-a-dia.
A solução encontrada por eles foi solicitar à administração municipal a retirada das informações sobre a linha de ônibus dos aplicativos de mapas do Google e da Apple. Agora, quem procura pelo destino nas plataformas encontra outras sugestões que levam a uma entrada do parque mais distante de La Salut.
Como a medida deu certo, eles agora têm planos ainda maiores. O ativista contra o overturismo – termo utilizado para uma grande demanda de turistas – Cesar Sanchez disse, em entrevista ao portal elDiario.es, que o próximo passo é conseguir apagar todo o Parc Güell do mapa. “No início, rimos da ideia. Mas, estamos surpresos que a medida tenha sido tão eficaz. A próxima coisa que precisamos fazer é remover todo o Parc Güell do Google Maps”.