O Brasil garantiu mais um atleta nos Jogos Olímpicos de Paris-2024. Vagner Souta conquistou, nesta quarta-feira, uma vaga na canoagem de velocidade brasileira. Ele ficou com o bronze do Caiaque 1000 metros no Pré-Olímpico das Américas, que está sendo disputado em Sarasota, nos Estados Unidos.
O regulamento não permite que o atleta de um país conquiste mais do que duas vagas por tipo de embarcação e gênero.
Como os Estados Unidos levaram duas cotas olímpicas do K2 com Ecker entre os competidores, eles perderam o direito a uma vaga no K1. Assim, o brasileiro herdou a segunda vaga da prova individual.
Na disputa, Vagner Souta fez o tempo de 3min34s615 no K1 1000 metros. Na grande final, o ouro ficou com uruguaio Matias Valentim Otero, com o tempo de 3min31s203. A medalha de prata foi para o americano Jonas Ecker: 3min33s485.
Além de Vagner Souta, o Brasil tem mais três vagas asseguradas nos Jogos Olímpicos. Isaquias Queiroz foi o primeiro brasileiro garantido em Paris, ele se classificou no C1 1000m após realocação de vagas. Por sua vez, Filipe Vieira e Jacky Godmann se sagraram campeões do C2 500m do Pan-Americano e asseguraram uma cota para o país na categoria (eles não serão necessariamente os representantes do Brasil). Por fim, Valdenice Conceição, garantiu a vaga ao conquistar a medalha de ouro no do C1 200m no Pan-Americano, também nesta quarta-feira (24).