Cachorro robô que entrega medicamentos e identifica incêndios vai ser apresentado em seminário de saúde em Salvador

Cachorro robô que entrega medicamentos e identifica incêndios vai ser apresentado em seminário de saúde em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Da Redação

Divulgação

Publicado em 22/04/2024 às 16:09 / Leia em 2 minutos

Há bem pouco tempo, seria difícil imaginar que robôs poderiam se tornar colegas de trabalho. No campo da saúde, isso já é uma realidade próxima. O cachorro robô chamado Adam, capaz de prever incêndios e entregar medicamentos e insumos, vai ser apresentado em Salvador durante o seminário ‘Saúde: Inovação em Debate‘, promovido pela Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB), nesta quinta-feira (25).

Além de fazer a entrega de itens, Adam é capaz de fazer inspeções em área de riscos do hospital, identificando perigos de incêndio até 6 horas antes do incidente. Iniciativa da Genesis Inteligência Artificial, cujo laboratório assina os primeiros Robôs Quadrúpedes (Bio-inspired Quadruped Robot) do Brasil, o pet robótico será apresentado presencialmente durante a primeira palestra do evento, “Inteligência Artificial e Robótica Colaborativa na Saúde”.

“O hospital é um dos lugares que mais tem atraso de entrega de produtos entre os seus setores. Muitas vezes com fila de espera de médicos, enfermeiros e outros profissionais, a aplicação de medicamentos e o fornecimento da dieta acabam atrasando. Um robô colaborativo dentro do hospital vai trabalhar por 12 horas ininterruptas e conseguir dar celeridade a todos esses processos”, afirma João Galdino, CEO da empresa criadora do pet robótico.

Outra novidade do especialista em IA, que será apresentada por vídeo, é o robô colaborativo que circula por todos os setores do hospital fazendo o transporte de medicamentos e insumos hospitalares, com capacidade de carregar até 100kg de carga. Também chamados de cobots, os robôs mencionados possuem sensores de segurança que permitem que eles desviem ou parem de caminhar quando estão próximos de pessoas, para evitar qualquer tipo de acidente por contato.

Os benefícios do uso estão diretamente ligados à economia de recursos, redução de riscos de acidentes e melhoria de produtividade, dizem os criadores.

A palestra que irá apresentar os robôs colaborativos é uma das 12 atividades que acontecem ao longo do seminário da AHSEB na próxima quinta-feira (25). A programação incluirá palestras, painéis, apresentação de cases e debates ricos em conteúdo e congregará diretores, gestores e profissionais que atuam em diferentes posições do âmbito da saúde.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe