Forró de Targino Gondim, Pop Rock de Pedro Pondé e Samba de Ferrugem animam Agenda Cultural de Salvador; confira

Forró de Targino Gondim, Pop Rock de Pedro Pondé e Samba de Ferrugem animam Agenda Cultural de Salvador; confira

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion

Divulgação

Publicado em 19/04/2024 às 11:15 / Leia em 9 minutos

Enquanto Feira de Santana promove, ao longo do fim de semana, mais uma edição da sua tradicional Micareta, Salvador segue agitada nos próximos dias, inclusive com muitas opções em clima junino. Não faltam também Samba, Reggae e Pop Rock, garantido a diversão dos mais diversos públicos. Confira nossa Agenda Cultural.

* Sexta-feira, 19 de abril:

O projeto Concha Negra encerra sua 3ª edição com o show “Adão Canta Bob”, homenagem do Adão Negro ao cantor Bob Marley, às 18h30, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA). Para a homenagem ao pai do reggae, a banda reuniu como convidados especiais os cantores Helio Bentes e Rodrigo Piccolo, além da Banda Didá. Os ingressos estão à venda na bilheteria do TCA e no Sympla.

No melhor momento da sua carreira, Pedro Pondé abre a Casa Rosa, no Rio Vermelho, a partir das 21h, para fazer as vezes do anfitrião, receber amigos da música no palco e convidar o público para um “sextou” da melhor qualidade. O repertório resgata hits do tempo das bandas Scambo e O Círculo, canções do álbum “Simples Assim” e novos singles, inclusive de novos projetos, como o coletivo FVERERO, que vai render participações de Dja Luz, Tiri de Castro e Ayrá, em clima carnavalesco. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O cantor e compositor Targino Gondim antecipa o clima de São João, com show repleto de grandes sucessos do autêntico forró, às 21h, no bar Primeira Saída, na Pituba. No repertório de um dos principais sanfoneiros do país, estarão canções como “Esperando na janela”, “Pra se Aninhar”, “Simplesmente Assim”, além do seu mais recente lançamento, “Meiga Senhorita”. O show de abertura ficará por conta de Kelly Fonteli. Os ingressos podem ser adquiridos pelo telefone (71) 99218-8758 e na Ticket Maker.

No mesmo clima junino, Leo Estakazero abre nova temporada do projeto “Ensaios de São João”, na Pupileira, às 16h, transportando o público para o interior, com direito a comidas típicas, barraca do beijo e ambientação completa. No palco, o anfitrião apresenta grandes sucessos. Além dele, o público poderá curtir shows de Tico e da banda Cacau com Leite. Os ingressos estão disponíveis na Ticket Maker.

Para celebrar o Dia Municipal do Samba Junino, que ocorreu oficialmente na última quarta-feira (17), a Liga do Samba Junino irá realizar um “arrastão junino” e uma grande roda de samba a partir das 17h, saindo do Largo do Pelourinho em direção à Praça da Sé. Por volta das 19h, já no destino final, o público irá curtir uma animada roda de samba. A ideia do projeto é comemorar essa manifestação popular que surgiu nos Terreiros de Candomblé e segue de casa em casa levado pelos santos da Igreja Católica.

A cantora e compositora Thathi revisita o repertório de Rita Lee em um show especial, às 20h, no Teatro Sesc Casa do Comércio. Na apresentação, que faz um passeio pela vida e obra dessa artista que transformou a MPB, com influências que passam pelo rock, pop, blues, bossa-nova e pela Tropicália, Thathi traz um espetáculo original, com repertório de sucessos. Os ingressos estão à venda no Sympla.

O cantor LUI apresenta, às 19h, no Teatro Sesc Senac Pelourinho, o show “Paraíso de Lui”. No repertório, além de músicas autorais, como “Comigo Ninguém Pode”, o artista prova toda sua versatilidade com miscelânea de ritmos e gêneros, misturando canções de Duda Beat, Caetano Veloso, Pablo Vittar, Ludmilla, Timbalada, Secos e Molhados, Olodum e Djavan, além de hits carnavalescos e da Axé Music. Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro.

O instrumentista Ivan Sacerdote apresenta, às 20h, o show instrumental “Um sopro na MPB”, no Solar Gastronomia, no Rio Vermelho. No palco, ele aborda a canção popular de maneira jazzística, com bases no Choro e Samba. O show conta com Felipe Guedes, na guitarra, e Raul Pitanga, na percussão. Considerado um dos artistas mais conceituados de sua geração, o artista explora a beleza de seu clarinete, passeando por diversos estilos musicais.

O cantor e compositor Lutte celebra 10 anos de carreira solo com o projeto “Lutte Canta Lutte”, às 21h, no Entre Folhas e Ervas, no Largo da Lapinha. Neste show, o artista, que é reconhecido como vocalista e principal compositor da banda Mosiah Roots, uma das referências do seguimento Reggae Music na Bahia, apresenta repertório composto exclusivamente por músicas autorais que marcaram a sua jornada. Durante a apresentação, será gravado um DVD comemorativo e Lutte receberá convidados.

O comediante Dan Carvalho apresenta, às 20h, o espetáculo de Stand-Up Comedy “Coisas Leves”, no Teatro SESI Rio Vermelho. No palco, ele resgata boa parte do cenário de sua vida, histórias de trabalhos e da vida pessoal, reunindo vivências e acontecimentos que o marcaram ao longo da sua trajetória, de forma leve e bem humorada. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Até o dia 27, em diferentes espaços culturais da cidade, acontece a 5ª edição da Mostra Itinerante de Cinemas Negros Mahomed Bamba. O festival promove de exibição de curtas-metragens a performances musicais, com entrada gratuita e ingressos reservados pelo Sympla. A programação completa pode ser encontrada no site oficial do evento.

* Sábado, 20 de abril:

O cantor Ferrugem estreia em Salvador a turnê “Ferrugem 10 anos”, na qual celebra uma década de carreira. O show, no Armazém Convention, em Lauro de Freitas, às 21h, conta também com apresentação da CBX Samba Club. “A Bahia é um lugar que respira paixão pelo pagode e amor pelo samba. É um estado que tem uma alegria única e que eu não poderia deixar de trazer essa turnê para esse povo que sempre me recebeu com tanto carinho”, justificou o cantor. Os ingressos estão à venda no Boratickets.

Um dos maiores artistas da música brasileira, com 36 discos lançados, Odair José traz a Salvador sua mais nova turnê, nos dias 20 e 21, sempre às 20h, no Teatro da Casa do Comércio. No repertório, além de novidades, canções clássicas que marcaram sua carreira, a exemplo de “Eu vou tirar você desse lugar”, “Cadê você”, “Uma vida só – Pare de tomar a pílula”, “A noite mais linda do mundo”, “Esta noite você vai ter que ser minha” e “Eu, você e a praça”. Os ingressos estão à venda no Sympla.

Aila Menezes apresenta um espetáculo gratuito de música e dança, com o pagodão pesado e consciente do papel da mulher na cena musical baiana, às 19h, no Largo Quincas Berro D’Água, no Pelourinho. O “Baile de Todas as Cores” é definido pela artista como um libelo em defesa da liberdade e dos direitos humanos, que reúne tribos dos mais diversos gêneros, cores e religiões.

O espetáculo infantojuvenil “Dandara na Terra dos Palmares” segue em nova temporada na capital baiana, narrando a jornada de uma menina em busca de suas raízes, após enfrentar o preconceito. O espetáculo, ótima opção para toda a família, tem sessões aos sábados e domingos de abril, sempre às 16h, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do teatro e no Sympla.

* Domingo, 21 de abril:

Pra começar o dia ao som da sanfona, a cantora Jeanne Lima leva para o o Largo Quincas Berro D’Água , no Pelourinho, às 11h, o “Forró do Parque”. Nesta edição do projeto, a anfitriã recebe seu irmão, o cantor Kiko Salli, e um dos principais sanfoneiros do país, Targino Gondim. Homenageando o eterno Zelito Miranda e celebrando sua 15ª edição, o evento será mais uma vez uma celebração da cultura nordestina.

Também no Centro Histórico, mas no Santo Antônio, a Chácara Baluarte recebe, a partir das 16h, a festa “Chame Jão”. O espaço será transformado em uma típica vila de cidadezinha do interior, com shows das bandas Filhos de Jorge e Bailinho de Quinta, que levarão repertórios pensados exclusivamente para o São João. Na grade, o sanfoneiro Tico também embala o público com o melhor do forró. A festa terá ainda participações de Aldemário Coelho, França (ex-Mastruz com Leite), Danniel Vieira, Benguinho (ex-Seu Maxixe), Kiko Sali e Rode Torres. Os ingressos estão à venda pelo ZigTickets.

Para os amantes da leitura, o Shopping Salvador promove, das 14h às 20h, em sua Praça Central, a 1ª edição do Festival de Literatura do Salvador, com roda de conversa, oficina de desenho, contação de histórias, poesia e sarau entre as atividades da programação. O evento gratuito acontece poucos dias antes da Bienal do Livro Bahia 2024. Saiba mais detalhes.

A maestra carioca Alba Bomfim é a convidada do concerto que a Orquestra Sinfônica da Bahia realiza às 17h, na Igreja de São Francisco, no Pelourinho. A apresentação faz parte da primeira edição em 2024 da “Série Manuel Inácio da Costa”, que tem como proposta percorrer museus e igrejas da capital baiana. A entrada é gratuita, sujeita à lotação do espaço. O programa será composto pelas obras “Abertura Nº 6”, do compositor baiano Damião Barbosa de Araújo (1778-1856); “Sinfonia Nº 59 em Lá Maior, Hob.I: 59”, do austríaco Joseph Haydn (1732-1809); e “Sinfonia Nº 7 em Ré Menor, Op. 70”, do tcheco Antonín Dvořák (1841-1904).

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe