A Micareta de Feira de Santana 2024 — primeiro e maior Carnaval fora de época do Brasil — chega ao segundo dia nesta sexta-feira (19), e vai contar com diversas atrações, entre elas Olodum, O Kanalha, Alinne Rosa, Xanddy Harmonia e Luiz Caldas. Confira lista completa por circuito abaixo.
O evento – que acontece até o próximo domingo (21), na cidade que fica a cerca de 100 quilômetros de Salvador – conta com os seguintes espaços: circuito Maneca Ferreira (Avenida Presidente Dutra), circuito Charles Albert (Praça da Kalilândia), palco Reggae Vibes Jota Morbeck (Rua Felinto Marques) e no Pranchão (Avenida Maria Quitéria).
O primeiro dia da festa, na quinta-feira (18), já teve grandes nomes da música brasileira. Bell Marques, Solange Almeida, Daniela Mercury, entre outros artistas animaram a abertura da Micareta (veja fotos aqui). A folia só termina na segunda-feira (22) pela manhã, com um arrastão comandado pelo cantor Thiago Aquino.
Abaixo, confira a programação da Micareta de Feira nesta sexta-feira (19) e tudo o que você precisa saber sobre a folia.
Programação desta sexta-feira (19):
Circuito Maneca Ferreira (Av. Presidente Dutra)
14:00 Saiddy Bamba
14:15 Micareta Da Diversidade
14:30 Malê
15:30 Micareta Da Diversidade
16:00 La Fúria
16:15 Banda Nairê
17:00 Marizelia
17:15 Olodum
17:30 Toque Dez
17:45 Bloco Polícia Militar
18:00 O Kanalha
18:15 Os Clones
18:30 Roberto Kuelho
18:45 Tuca Fernandes
19:00 Pipoca Da Quixabeira
19:15 Chicana
19:30 Bahia Bend
19:45 Mont Zion
20:00 Bloco Vaqueiros Da Princesa
20:15 Alinne Rosa
20:30 Galeguinho Spa
20:45 Axé Para Sempre – Eric Boran
21:00 Xanddy Harmonia
21:15 Devinho Novaes
21:30 Dijalma
21:45 Psirico
22:15 Luiz Caldas
22:30 Pipoca Do Segredo
22:45 Tico Menezes
23:15 Filhos Da Bahia
23:30 Micareta Da Diversidade
23:45 Micareta Da Diversidade
* Horários sujeitos a alteração pela organização sem aviso prévio.
Circuito Charles Albert (Praça da Kalilândia)
A partir das 16h
- Karaoquezeiro
- Victor Sam
- França Lima
- Haroldo Melo
- Gerônimo
- Duo Campo
- Itala Dias
Pranchão (Av. Maria Quitéria)
A partir de 18h30
- Jovem Dex
- Audácia Pura
Palco Reggae Vibes Jota Morbeck (Rua Felinto Marques de Cerqueira)
A partir 15h30
- Banda 075
- Gilsan e Banda Airyê
- Kavin Isaacs
- Afro Lua Negra
- Banda Camutiê
- Axé Neto de Gandhi
- Caique Machado
Confira aqui a programação de todos os dias de festa
Camarotes
Ordem dos camarotes de imprensa e gerais:
Band
Acorda Cidade
Altos Papos/Princesa fm
Revista Alternativa
TV geral
Rádio geral
Folha do Estado
Camarote Inclusivo (aberto ao público)
Grupo Lomes (Jovem Pan, Band FM e Transbrasil)
TV Caldeirão
Central Mix (aberto ao público)
Heróis da Folia
Globo Subaé
Camarote da Prefeitura
TV Feira
Imprensa
Central Mix
O “Camarote Central Mix” é pago e possui bares, palco, banheiros e uma infraestrutura que promete mais conforto para o folião. Parte de sua estrutura física é fixa, utilizando-se do espaço do Ária Hall, casa de shows do grupo.
Parada obrigatória dos trios, o camarote possui ainda um mirante, com suporte privilegiado, open bar e um esquema de segurança reforçado. Os ingressos estão sendo vendidos neste site.
ATRAÇÕES:
- SEXTA-FEIRA (19)
Das 17h às 2h
Toque Dez
Nadson “O Ferinha”
Escandurras
- SÁBADO (20)
Das 17h às 2h
Timbalada
Thiago Aquino
Papazzoni
- DOMINGO (21)
Das 16h às 2h
É o Tchan
Pagodart
Pagode do Segredo
Camarote inclusivo
Idosos e pessoas com mobilidade reduzida podem assistir aos desfiles dos trios elétricos no camarote “Inclusive Eu”, montado no circuito Maneca Ferreira. O equipamento instalado pela Prefeitura de Feira de Santana fica na esquina da rua João Sampaio Machado com a Avenida Presidente Dutra e tem capacidade para acomodar 120 pessoas por dia no total, sendo 60 cadeirantes.
No local, os participantes têm assistência de profissionais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, a exemplo de intérprete de libras, assistente social, psicólogo e pedagogo. São disponibilizados serviços de maquiagem, penteados e boate interna, funcionando nos intervalos de passagem entre os trios elétricos.
Podem ter acesso ao espaço pessoas assistidas pela rede socioassitencial do Município, conselhos municipais do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Pulseirinhas já foram previamente distribuídas, mas foliões que chegarem por demanda espontânea poderão acessar o espaço caso esteja dentro da capacidade de segurança. O local será aberto a partir das 10h.
Transporte
Foliões contam com uma miniestação e 156 linhas de ônibus, além de uma linha especial que vai sair do Terminal Central até o circuito Maneca Ferreira.
Além dos ônibus, a festa tem 107 vans (STPAC), 1350 táxis (STIP) e 392 mototáxis (STIAC), que estão integrados ao túnel Divaldo Pereira Franco, na Avenida Maria Quitéria. Motoristas cadastrados no aplicativo “Mobizap” também têm acesso ao local.
A miniestação funciona após o fechamento do Terminal central, às 23h30 na quinta (18) e sexta (19), e às 22h30 no sábado (20) e domingo (21). Além disso, a Prefeitura garante meia-passagem para quem possui cartão eletrônico Via Feira.
Segurança
A Operação da Segurança Pública para a Micareta de Feira conta com um efetivo de cerca de 9,5 mil agentes, entre policiais militares, civis, penais, da Polícia Técnica, do Corpo de Bombeiros Militares e servidores da própria Secretaria da Segurança Pública.
Ao todo, foram montadas 74 estruturas, sendo 45 postos elevados de observação — 32 da Polícia Militar e 13 do Corpo de Bombeiros -, sete postos da Polícia Civil, dois da Polícia Técnica e seis da SSP, além de 31 postos policiais.
Assim como no Carnaval de Salvador, oito portais de abordagem foram montados nos acessos ao circuito principal da Micareta. O esquema de segurança inclui 53 câmeras, sendo 22 com reconhecimento facial, incluindo uma em cada portal de abordagem. O efetivo está equipado com 330 rádios Tetra.
Internet gratuita
Dentro do circuito Maneca Ferreira, baianos e turistas podem acessar a internet de forma gratuita realizando um cadastro rápido na primeira conexão com o Wi-Fi. Cada pessoa tem até 10GB/s para compartilhamento de fotos, vídeos, mensagens e outros serviços. São 20 pontos de internet instalados ao longo do circuito.
Atendimentos e emergências
O hospital do circuito tem 24 leitos disponíveis, sendo dois para emergências obstétricas e outros dois para sala vermelha. Cerca de 210 profissionais — entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, bucomaxilofacial e assistentes sociais — foram escalados para trabalhar na festa.
O hospital funciona sexta-feira (19) e sábado (20), das 12h às 4h da manhã; e domingo (21), das 8h às 4h da madrugada de segunda-feira (22). No mesmo dia, os atendimentos seguirão até às 12h, quando ocorre o arrastão.
A Micareta de Feira foi fundada em 1937 por um grupo de jovens liderado por Maneca Ferreira, mesmo nome do circuito. Naquele ano, uma chuva torrencial impediu a realização do Carnaval e o grupo resolveu realizar o evento em abril.
“Nós entendemos o micareta não só como uma festa, como um evento cultural, mas também por todo o seu potencial econômico e de desenvolvimento. Todo dinheiro que é injetado na economia de Feira, porque é isso que fica: fica o legado de geração de emprego, de distribuição de renda, de valorização da cadeia cultural e de toda economia criativa”, diz o Secretário de Cultura do Estado da Bahia, Bruno Monteiro.