Designer baiano foi um dos destaques entre estreantes na SP-Arte 2024; conheça Aristeu Pires

Designer baiano foi um dos destaques entre estreantes na SP-Arte 2024; conheça Aristeu Pires

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

José Mion, com informações da Veja-SP e Casa Vogue

Divulgação

Publicado em 12/04/2024 às 11:21 / Leia em 3 minutos

A SP-Arte 2024, que aconteceu até o último domingo (7), no Pavilhão da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, marcou mais uma conquista do setor de design nacional, que ganhou mais espaço na feira, em sua 20ª edição. Ao longo de 5 dias, quase 70 estúdios e marcas apresentaram uma série de novidades, entre elas o baiano Aristeu Pires, tido como um dos destaques da programação.

Foi a primeira vez que o designer, natural de Campo Formoso, no centro-norte da Bahia, participou da maior feira de arte e design da América Latina, em um estande assinado pela arquiteta Bel Lobo. Formado em Ciência da Computação, ele passou a se aventurar no ramo do design na década de 1980, quando morou em Gramado, no Rio Grande do Sul. A aproximação com o ramo veio em um momento em que ele precisava diminuir o ritmo de trabalho, em busca de uma vida mais simples.

Essa simplicidade é bem característica do seu trabalho, refletida em peças que priorizam o conforto e as memórias afetivas, como a “cadeira que abraça”, como a Veja São Paulo definiu uma de suas peças mais conhecidas, a chaise Pitu, uma homenagem à sua filha caçula, Alice, de 13 anos, criada em 2016.

Chaise Pitu reflete o afeto presente no trabalho de Aristeu

“Pitu é o apelido da Alice. Quando eu estava mal, ela tinha o costume de me abraçar por trás, sem dizer nada. É incrível ver a expressão no rosto das pessoas quando elas sentam na Pitu, que é feita para ser confortável, como um abraço”, celebra, emocionado. “Minha filha mais velha amamentou minhas netas nessa poltrona. Eu me gratifico quando os móveis viram parte da vida das pessoas, sendo elas famosas ou não”, revela à publicação.

No evento na capital paulista, além da Pitu, o designer lançou mais três peças marcantes em sua trajetória, em uma coleção de miniaturas colecionáveis: a cadeira e a banqueta Duda, reproduzidas precisamente em escala 1:6, e a poltrona Gisele, de 2002, uma de suas primeiras invenções.

A estreia na SP-Arte também marcou mais um passo importante na trajetória de Aristeu, que hoje tem peças suas espalhadas nas casas de nomes como o CEO da Google, Sundar Pichai, e do cantor Gilberto Gil. A chegada à feira aconteceu junto com o anúncio de que sua marca foi adquirida pela norte-americana Sossego, que já o representava nos Estados Unidos há quase dez anos. Sucesso!

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe