No próximo dia 22 de abril, a Assembleia Legislativa da Bahia receberá pela primeira vez a exposição “Mem-orí-a-A-fé-tiva“, da artista Luzimar Azevedo. A mostra gratuita, que segue em cartaz até o dia 26, no Saguão Cultural Josaphat Marinho, tem curadoria de Mário Edson e estará disponível para visitação de segunda a quinta-feira, das 9h às 17h, e na sexta-feira, das 9h às 11h.
Com referências à abertura de pensamentos e respeito sobre o orí, que segundo as crenças de matrizes africanas, é cabeça, e não simplesmente o crânio, a exposição reúne 14 obras autorais que retratam as memórias mais íntimas da artista, incluindo sua relação com a casa onde cresceu e os cuidados que aprendeu na infância, especialmente na casa de santo de Xangô, que pertencia à sua avó. Através deste trabalho, os visitantes terão acesso a aspectos populares das matrizes africanas, incluindo rituais, comidas e conversas em yorubá.
“A ALBA representa o povo baiano, sendo a casa do nosso povo. Portanto, é importante que as portas estejam abertas para artistas que expressam uma visão cultural e artística autêntica da Bahia e de seu povo“, comenta Luzimar.