O Bondinho Baiano, opção de lazer gratuito em Salvador, suspendeu os passeios por pontos famosos da capital baiana temporariamente devido às fortes chuvas na região. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (10) através das redes sociais da atração, iniciativa é da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), por meio da Diretoria de Turismo (Ditur).
“Informamos a vocês que, devido às fortes chuvas na região, os passeios realizados no Bondinho Baiano foram suspensos temporariamente. Agradecemos a todos que realizaram o passeio conosco e esperamos retornar em breve”, diz o comunicado divulgado no Instagram.
Ver essa foto no Instagram
O Bondinho tem atraído atenção de soteropolitanos e turistas com um passeio especial pela cidade que começa no Elevador Lacerda, indo até o Bonfim, e retornando para o local de saída.
Antes da suspensão das atividades, os passeios gratuitos aconteciam de segunda a sábado, sempre com concentração às 9h e saída às 9h30 até as 11h, e às 13h, com saída às 13h30 até as 15h.
Os atendentes do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) são os responsáveis pela abordagem, informando aos passageiros sobre o projeto e o roteiro, de forma gratuita, que percorre o Caminho da Fé, na Cidade Baixa, entre as basílicas de Nossa Senhora da Conceição da Praia e de Nosso Senhor do Bonfim, passando por igrejas históricas no trajeto, como a dos Órfãos de São Joaquim, Nossa Senhora dos Mares e Santa Dulce dos Pobres.
O gestor da Ditur, Gegê Magalhães, explicou ao Alô Alô Bahia que a iniciativa traz um pouco do saudosismo, de quando o Centro Histórico de Salvador era trafegado por bondinhos similares. “Esse bondinho é um pouco diferente, pois é puxado por um tratorzinho que atende esses roteiros. A primeira ideia nossa, quando a gente colocou o bondinho, foi dar um suporte ao Elevador Lacerda durante a reforma, já que ele está trabalhando com 50% da capacidade. Com o tempo, buscamos novos roteiros e esse, até a Igreja do Senhor do Bonfim, está sendo muito procurado pelos visitantes”.
O veículo possui ar-condicionado e um monitor de turismo vai apresentando informações sobre a cidade e os pontos turísticos do trajeto ao público. No bondinho também são exibidos vídeos sobre a história e a cultura de Salvador.
O percurso é de 8 km e o passeio todo dura 1h30. Na Igreja do Bonfim, os participantes têm meia hora para visitar e conhecer a basílica, retornando em seguida para a Praça Municipal.
“Mas, se a pessoa tiver interesse em ficar no Bonfim, para conhecer outros pontos, é possível também, basta nos avisar”, conta Clóvis Casais, um dos atendentes responsáveis.