Banda Mel faz show gratuito neste domingo (7) no Parque da Cidade, em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

07/04/2024

12:00

Parque da Cidade (Itaigara/SantaCruz)

A nostalgia vai bater forte neste domingo (7): o público que for ao Parque da Cidade, em Salvador, ao meio-dia, vai ouvir dois dos maiores clássicos da história da axé music: “Prefixo de Verão” e “Baianidade Nagô”. E vai ouvir também duas vozes que marcaram especialmente os carnavais do início dos anos 1990: Márcia Short e Robson Morais.

E se o leitor ainda não percebeu, estamos falando da Banda Mel, que anunciou seu retorno pouco antes do Carnaval deste ano, depois de uma batalha judicial que acabou concedendo aos dois vocalistas o direito de uso da marca.

“Eu e Márcia já vínhamos ‘ensaiando’ esse retorno faz uns quatro ou cinco anos, mas o processo retardava. Fomos pegos de surpresa, uns 15 dias antes do Carnaval, em janeiro, com a decisão judicial. Aí, foi uma loucura, porque o Carnaval foi cedo e a gente queria ir para a rua. Montamos o repertório rápido e deu certo!”, celebra Robson.

E o repertório que eles apresentaram no trio elétrico há dois meses é basicamente o mesmo que o público vai ouvir neste domingo (7), no show que integra as comemorações dos 475 anos de Salvador e tem entrada gratuita.

Por enquanto, não haverá nada inédito, até porque ainda não houve tempo para garimpar canções com os compositores. Mas em breve a dupla vai gravar em vídeo um show para celebrar os 40 anos da Banda e aí, sim, os fãs vão conhecer novas canções.

“Neste domingo, vamos revisitar nosso repertório e cantar algumas músicas pontuais de outros artistas, para atender a um público diverso que vai estar no Parque da Cidade”. Segundo Robson, os arranjos das músicas são basicamente os mesmos que o público conhece.

“A maioria tem os arranjos originais, mas há mudanças na sonoridade, porque os instrumentos mudaram com o passar do tempo. Na época em que gravamos, não tinha os surdões com a afinação de hoje”, diz Robson. Também serão acrescentados sax e trompete, porém, sem descaracterizar as canções originais: “A intenção é remeter à memória afetiva”, reconhece o cantor.

Os músicos que vão acompanhar Márcia e Robson não faziam parte da antiga Banda Mel. A cantora explica que, como estava em atividade em carreira solo, já conhecia os instrumentistas e resolveu mantê-los, afinal já os conhece há quase 30 anos. Desde que saiu da banda, em 1993, ela gravou dois álbuns e realizou projetos como o Sapoti, dedicado à cantora Ângela Maria (1929-2018). “Fiz shows fora da Bahia, mas a maioria foi aqui mesmo. Tive também incursões por Rio, São Paulo… Nunca parei, até porque vivo de música”, destaca Márcia.

Robson deixou a Banda Mel também em 1993, mas diz que nunca deixou de se apresentar no Carnaval. Fez também muitos eventos corporativos. “Esses eventos não dão visibilidade na mídia, mas continuei trabalhando. Também realizei um trabalho para dar uma força a Ademar Furtacor, o Axé Forever, em 2017”. Ademar foi um cantor, músico e arranjador que teve destaque anos 1980, com músicas como Frenesi. O artista, que morreu em 2021, passava por dificuldades econômicas e precisava de dinheiro para tratamento de um câncer. Por isso, teve a ajuda de colegas.

A história da Banda Mel

A Banda Mel surgiu em 1984 e lançou o primeiro álbum com Janete, Jaciara e Buk Jones nos vocais. Márcia entrou em 1989 e Robson no ano seguinte. Juntos, formaram um trio com Alobêned. Com os três, surgiram alguns dos maiores sucessos da banda: Prefixo de Verão, Baianidade Nago e Crença e Fé (Vou dar a volta no mundo, eu vou/ Vou ver o mundo girar…).

Mas ainda antes dessa formação, a Banda Mel teve outros sucessos, como Faraó, Ladeira do Pelô, Bagdá e um outro clássico: Protesto do Olodum, que tinha forte conotação política em versos como “Na Bahia existe Etiópia/ Pro Nordeste, o país vira as costas”. A canção havia sido gravada pelo Olodum, mas a versão da Mel deu projeção nacional à música.

Prefixo de Verão já era cantada por Robson quando ele se apresentava em um trio independente, o Realce. “Quando entrei na Banda Mel, levei a música para lá. A composição era de Beto Silva e foi um boom no Carnaval de 1991. Entrou nas rádios pouco antes do Carnaval, uns 15 dias antes e fez um grande sucesso!”, lembra Robson.

Aquela música deu projeção nacional ao trio, que começou a se apresentar intensamente, com até 140 shows no período de um ano, segundo o cantor. “A agenda ficou muito concorrida, numa época em que em havia tantas micaretas, como passou a ter depois”, observa o vocalista.

Márcia e Robson saíram da banda em 1993. Segundo o cantor, a banda não conseguiu acompanhar algumas mudanças do mercado. “Nós víamos necessidade de uma produção mais aprimorada , mas não tivemos retorno. Por isso, acabamos saindo”. Em 1993, Márcia e Robson formaram a Bândabah, que foi encerrada em 1996.

SERVIÇO

O quê: Banda Mel – Show de estreia da turnê 40 anos;
Quando: Domingo (7), às 12h;
Onde: Parque da Cidade (Avenida Antônio Carlos Magalhães – Itaigara/SantaCruz);
Quanto: Gratuito.

Compartilhe

São João no Pelourinho terá show de Alceu Valença e transmissão da Copa nesta quarta (24); confira

Debate sobre imposto de importação movimenta BYD e montadoras instaladas no Brasil

Além de Londres: 10 cidades para conhecer de trem durante viagem pela Inglaterra

Com Thiaguinho e Bento, Carol Peixinho desembarca na Bahia e revela foto favorita do filho

Simone Mendes relembra apoio de Gusttavo Lima no início da carreira solo

Clima de Copa: avenida de 1,4 km em Itabuna vira atração com bandeiras das seleções

Da Tailândia para a Barra: sorvete servido no coco vira febre em Salvador com filas de até 1h30

De viagem marcada para Paris? Conheça as experiências de verão da Galeries Lafayette

Filho de Claudia Leitte chama atenção em rara aparição ao lado da mãe; veja

Projeto para Canal do Rio Vermelho prevê ciclovia, novas pontes e ampliação de passeios

Morre Ivete Aragão, irmã de Renato Aragão, aos 97 anos

Cristiano Ronaldo quebra recorde na Copa 2026 e se torna o primeiro a marcar em seis Mundiais

Aos 47 anos, Marcos Mion ostenta pernas musculosas e impressiona fãs: ‘Dormiu no formol’

Aos 41 anos, Bruna Surfistinha anuncia retorno ao universo adulto: ‘Exijo respeito’

Diretor de “Cangaço Novo” e “Cidade de Deus: A Luta Não Para”, baiano Aly Muritiba realiza masterclass gratuita

‘Faltam só dois’: Galvão Bueno comemora recorde no Guinness e projeta nova conquista

Solange Almeida segue com intensa maratona de shows na Bahia durante São João; confira

Aposta baiana ganha R$ 696 mil na Lotofácil; confira resultado

Após ‘Três Graças’, Grazi Massafera viaja para a Itália com a filha e se hospeda em hotel de luxo

Onda de calor na França provoca mudanças no funcionamento da Torre Eiffel e Museu do Louvre

Cancelou refrigerante, chocolate e pizza: como dieta e italiano mudaram a performance de Messi

Condenado por racismo contra campeã do ‘BBB’ recebe apoio de Xuxa e outros famosos após pagar indenização de R$ 76 mil

PF faz operação em banco ligado a Edir Macedo e bloqueia R$ 670 milhões

Grávida, Bruna Biancardi abre o jogo sobre relação com Neymar: ‘Acham que sou esposa troféu’

Claudia Leitte lança primeiro vinil da carreira e edição esgota em uma hora

Anac autoriza duas companhias aéreas a operar no Brasil; veja quais

Copa do Mundo: Confira as seleções que já estão classificadas para a próxima fase do Mundial

Obra de R$ 251 milhões reduz risco de alagamentos e transforma área de quatro bairros de Salvador

São João de Serrinha bate recorde de público e reúne quase 70 mil pessoas na terceira noite de festa

Salvador homenageia o legado de Raul Seixas com evento especial no Largo da Tieta

Musa da Grande Rio curte São João de Amargosa e fala sobre tradição baiana: ‘Vou levar para sempre’

Gilberto Gil lança 1º volume de álbum ao vivo da turnê “Tempo Rei” no dia de seu aniversário, na sexta (26)