Banda Mel faz show gratuito neste domingo (7) no Parque da Cidade, em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

07/04/2024

12:00

Parque da Cidade (Itaigara/SantaCruz)

A nostalgia vai bater forte neste domingo (7): o público que for ao Parque da Cidade, em Salvador, ao meio-dia, vai ouvir dois dos maiores clássicos da história da axé music: “Prefixo de Verão” e “Baianidade Nagô”. E vai ouvir também duas vozes que marcaram especialmente os carnavais do início dos anos 1990: Márcia Short e Robson Morais.

E se o leitor ainda não percebeu, estamos falando da Banda Mel, que anunciou seu retorno pouco antes do Carnaval deste ano, depois de uma batalha judicial que acabou concedendo aos dois vocalistas o direito de uso da marca.

“Eu e Márcia já vínhamos ‘ensaiando’ esse retorno faz uns quatro ou cinco anos, mas o processo retardava. Fomos pegos de surpresa, uns 15 dias antes do Carnaval, em janeiro, com a decisão judicial. Aí, foi uma loucura, porque o Carnaval foi cedo e a gente queria ir para a rua. Montamos o repertório rápido e deu certo!”, celebra Robson.

E o repertório que eles apresentaram no trio elétrico há dois meses é basicamente o mesmo que o público vai ouvir neste domingo (7), no show que integra as comemorações dos 475 anos de Salvador e tem entrada gratuita.

Por enquanto, não haverá nada inédito, até porque ainda não houve tempo para garimpar canções com os compositores. Mas em breve a dupla vai gravar em vídeo um show para celebrar os 40 anos da Banda e aí, sim, os fãs vão conhecer novas canções.

“Neste domingo, vamos revisitar nosso repertório e cantar algumas músicas pontuais de outros artistas, para atender a um público diverso que vai estar no Parque da Cidade”. Segundo Robson, os arranjos das músicas são basicamente os mesmos que o público conhece.

“A maioria tem os arranjos originais, mas há mudanças na sonoridade, porque os instrumentos mudaram com o passar do tempo. Na época em que gravamos, não tinha os surdões com a afinação de hoje”, diz Robson. Também serão acrescentados sax e trompete, porém, sem descaracterizar as canções originais: “A intenção é remeter à memória afetiva”, reconhece o cantor.

Os músicos que vão acompanhar Márcia e Robson não faziam parte da antiga Banda Mel. A cantora explica que, como estava em atividade em carreira solo, já conhecia os instrumentistas e resolveu mantê-los, afinal já os conhece há quase 30 anos. Desde que saiu da banda, em 1993, ela gravou dois álbuns e realizou projetos como o Sapoti, dedicado à cantora Ângela Maria (1929-2018). “Fiz shows fora da Bahia, mas a maioria foi aqui mesmo. Tive também incursões por Rio, São Paulo… Nunca parei, até porque vivo de música”, destaca Márcia.

Robson deixou a Banda Mel também em 1993, mas diz que nunca deixou de se apresentar no Carnaval. Fez também muitos eventos corporativos. “Esses eventos não dão visibilidade na mídia, mas continuei trabalhando. Também realizei um trabalho para dar uma força a Ademar Furtacor, o Axé Forever, em 2017”. Ademar foi um cantor, músico e arranjador que teve destaque anos 1980, com músicas como Frenesi. O artista, que morreu em 2021, passava por dificuldades econômicas e precisava de dinheiro para tratamento de um câncer. Por isso, teve a ajuda de colegas.

A história da Banda Mel

A Banda Mel surgiu em 1984 e lançou o primeiro álbum com Janete, Jaciara e Buk Jones nos vocais. Márcia entrou em 1989 e Robson no ano seguinte. Juntos, formaram um trio com Alobêned. Com os três, surgiram alguns dos maiores sucessos da banda: Prefixo de Verão, Baianidade Nago e Crença e Fé (Vou dar a volta no mundo, eu vou/ Vou ver o mundo girar…).

Mas ainda antes dessa formação, a Banda Mel teve outros sucessos, como Faraó, Ladeira do Pelô, Bagdá e um outro clássico: Protesto do Olodum, que tinha forte conotação política em versos como “Na Bahia existe Etiópia/ Pro Nordeste, o país vira as costas”. A canção havia sido gravada pelo Olodum, mas a versão da Mel deu projeção nacional à música.

Prefixo de Verão já era cantada por Robson quando ele se apresentava em um trio independente, o Realce. “Quando entrei na Banda Mel, levei a música para lá. A composição era de Beto Silva e foi um boom no Carnaval de 1991. Entrou nas rádios pouco antes do Carnaval, uns 15 dias antes e fez um grande sucesso!”, lembra Robson.

Aquela música deu projeção nacional ao trio, que começou a se apresentar intensamente, com até 140 shows no período de um ano, segundo o cantor. “A agenda ficou muito concorrida, numa época em que em havia tantas micaretas, como passou a ter depois”, observa o vocalista.

Márcia e Robson saíram da banda em 1993. Segundo o cantor, a banda não conseguiu acompanhar algumas mudanças do mercado. “Nós víamos necessidade de uma produção mais aprimorada , mas não tivemos retorno. Por isso, acabamos saindo”. Em 1993, Márcia e Robson formaram a Bândabah, que foi encerrada em 1996.

SERVIÇO

O quê: Banda Mel – Show de estreia da turnê 40 anos;
Quando: Domingo (7), às 12h;
Onde: Parque da Cidade (Avenida Antônio Carlos Magalhães – Itaigara/SantaCruz);
Quanto: Gratuito.

Compartilhe

Previsão do tempo em Salvador: confira como será o fim de semana

Estudante da UFBA celebra escalação para viver Gal Costa no teatro: ‘Tinha muita gente torcendo’

Mariene de Castro celebra Iemanjá com show especial no Rio Vermelho

Marcelinho Sangalo rouba a cena ao tocar timbau durante show da Timbalada em Salvador

Resultado do Enem 2025 é divulgado; veja como consultar as notas e as próximas etapas

Luiz Caldas, Olodum, Timbalada e mais: confira a Agenda Cultural de Salvador e RMS neste fim de semana

Sambaiana e Alinne Rosa são atrações confirmadas em novo ensaio do Cortejo Afro

Após primeira edição lotada, Psirico anuncia novo ensaio em Salvador

Filho de Wesley Safadão esbanja energia em treino na academia com o pai; veja

Chef português José Avillez, dono de estrelas Michelin, circula por Salvador

Orquestra Reggae de Cachoeira apresenta concerto especial em Salvador

Quinta sem Salto celebra 10 anos durante temporada de verão em Salvador

Carlo Ancelotti vem a Salvador para viver o Carnaval em tour promovido pela Brahma

Carlinhos Brown lança “EletroCarnaBrown” e leva releituras eletrônicas para o Carnaval; ouça

Equipe de Henri Castelli atualiza estado de saúde do ator após convulsões

BYD lidera vendas de carros em Salvador em dezembro e consolida força na Bahia

Teatro Gamboa estreia programação do ano com exposição, shows e oficinas; confira

Maria Bethânia apresenta “Vera Cruz”, canção inédita composta por Xande de Pilares; ouça

Eleições 2026: mais de 11 milhões de baianos estão aptos a votar em 4 de outubro

O Kannalha inicia esquenta pré-Carnaval no Pelourinho com participações de Daniela Mercury e Léo Santana

Filha de ACM Neto estreia na Lavagem do Bonfim ao lado do pai

‘A Sina de Ofélia’: Solange Almeida transforma hit de Taylor Swift em forró

Mãe de Zé Felipe, Poliana Rocha diz que negou convite para participar do BBB26

Cela de Bolsonaro na Papudinha tem cama de casal, geladeira e chuveiro elétrico; veja vídeo

Nattan abre o jogo sobre a relação com Rafa Kalimann e revela que fez música em homenagem à filha

Executivos do Grupo JCPM marcaram presença em evento global do varejo

Bruno Samúdio se pronuncia após goleiro Bruno desistir de encontro: ‘Tentei escutar’

Duda Diamba mistura reggae e afeto em produção que homenageia Salvador; ouça

Camila Queiroz impressiona ao resgatar cliques da gestação; veja

BBB 26: Elisa aperta o botão vermelho do Quarto Branco e abandona reality

Virginia revela que filhas Maria Alice e Maria Flor passarão por cirurgia; entenda o motivo

Chaves ou Chapolin? Caetano Veloso brinca com possíveis fantasias para show pré-carnavalesco