Banda Mel faz show gratuito neste domingo (7) no Parque da Cidade, em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

07/04/2024

12:00

Parque da Cidade (Itaigara/SantaCruz)

A nostalgia vai bater forte neste domingo (7): o público que for ao Parque da Cidade, em Salvador, ao meio-dia, vai ouvir dois dos maiores clássicos da história da axé music: “Prefixo de Verão” e “Baianidade Nagô”. E vai ouvir também duas vozes que marcaram especialmente os carnavais do início dos anos 1990: Márcia Short e Robson Morais.

E se o leitor ainda não percebeu, estamos falando da Banda Mel, que anunciou seu retorno pouco antes do Carnaval deste ano, depois de uma batalha judicial que acabou concedendo aos dois vocalistas o direito de uso da marca.

“Eu e Márcia já vínhamos ‘ensaiando’ esse retorno faz uns quatro ou cinco anos, mas o processo retardava. Fomos pegos de surpresa, uns 15 dias antes do Carnaval, em janeiro, com a decisão judicial. Aí, foi uma loucura, porque o Carnaval foi cedo e a gente queria ir para a rua. Montamos o repertório rápido e deu certo!”, celebra Robson.

E o repertório que eles apresentaram no trio elétrico há dois meses é basicamente o mesmo que o público vai ouvir neste domingo (7), no show que integra as comemorações dos 475 anos de Salvador e tem entrada gratuita.

Por enquanto, não haverá nada inédito, até porque ainda não houve tempo para garimpar canções com os compositores. Mas em breve a dupla vai gravar em vídeo um show para celebrar os 40 anos da Banda e aí, sim, os fãs vão conhecer novas canções.

“Neste domingo, vamos revisitar nosso repertório e cantar algumas músicas pontuais de outros artistas, para atender a um público diverso que vai estar no Parque da Cidade”. Segundo Robson, os arranjos das músicas são basicamente os mesmos que o público conhece.

“A maioria tem os arranjos originais, mas há mudanças na sonoridade, porque os instrumentos mudaram com o passar do tempo. Na época em que gravamos, não tinha os surdões com a afinação de hoje”, diz Robson. Também serão acrescentados sax e trompete, porém, sem descaracterizar as canções originais: “A intenção é remeter à memória afetiva”, reconhece o cantor.

Os músicos que vão acompanhar Márcia e Robson não faziam parte da antiga Banda Mel. A cantora explica que, como estava em atividade em carreira solo, já conhecia os instrumentistas e resolveu mantê-los, afinal já os conhece há quase 30 anos. Desde que saiu da banda, em 1993, ela gravou dois álbuns e realizou projetos como o Sapoti, dedicado à cantora Ângela Maria (1929-2018). “Fiz shows fora da Bahia, mas a maioria foi aqui mesmo. Tive também incursões por Rio, São Paulo… Nunca parei, até porque vivo de música”, destaca Márcia.

Robson deixou a Banda Mel também em 1993, mas diz que nunca deixou de se apresentar no Carnaval. Fez também muitos eventos corporativos. “Esses eventos não dão visibilidade na mídia, mas continuei trabalhando. Também realizei um trabalho para dar uma força a Ademar Furtacor, o Axé Forever, em 2017”. Ademar foi um cantor, músico e arranjador que teve destaque anos 1980, com músicas como Frenesi. O artista, que morreu em 2021, passava por dificuldades econômicas e precisava de dinheiro para tratamento de um câncer. Por isso, teve a ajuda de colegas.

A história da Banda Mel

A Banda Mel surgiu em 1984 e lançou o primeiro álbum com Janete, Jaciara e Buk Jones nos vocais. Márcia entrou em 1989 e Robson no ano seguinte. Juntos, formaram um trio com Alobêned. Com os três, surgiram alguns dos maiores sucessos da banda: Prefixo de Verão, Baianidade Nago e Crença e Fé (Vou dar a volta no mundo, eu vou/ Vou ver o mundo girar…).

Mas ainda antes dessa formação, a Banda Mel teve outros sucessos, como Faraó, Ladeira do Pelô, Bagdá e um outro clássico: Protesto do Olodum, que tinha forte conotação política em versos como “Na Bahia existe Etiópia/ Pro Nordeste, o país vira as costas”. A canção havia sido gravada pelo Olodum, mas a versão da Mel deu projeção nacional à música.

Prefixo de Verão já era cantada por Robson quando ele se apresentava em um trio independente, o Realce. “Quando entrei na Banda Mel, levei a música para lá. A composição era de Beto Silva e foi um boom no Carnaval de 1991. Entrou nas rádios pouco antes do Carnaval, uns 15 dias antes e fez um grande sucesso!”, lembra Robson.

Aquela música deu projeção nacional ao trio, que começou a se apresentar intensamente, com até 140 shows no período de um ano, segundo o cantor. “A agenda ficou muito concorrida, numa época em que em havia tantas micaretas, como passou a ter depois”, observa o vocalista.

Márcia e Robson saíram da banda em 1993. Segundo o cantor, a banda não conseguiu acompanhar algumas mudanças do mercado. “Nós víamos necessidade de uma produção mais aprimorada , mas não tivemos retorno. Por isso, acabamos saindo”. Em 1993, Márcia e Robson formaram a Bândabah, que foi encerrada em 1996.

SERVIÇO

O quê: Banda Mel – Show de estreia da turnê 40 anos;
Quando: Domingo (7), às 12h;
Onde: Parque da Cidade (Avenida Antônio Carlos Magalhães – Itaigara/SantaCruz);
Quanto: Gratuito.

Compartilhe

Virginia aposta em look de crochê e bolsa de luxo para torcer pelo Brasil

Jaques Wagner pede licença da liderança do governo no Senado após operação da PF sobre caso Master

Lençóis ganhará primeiro residencial boutique express da Chapada Diamantina

Mercado de trabalho formal cresce 3,6%; serviço público puxa alta

ACM Neto passeia com o filho Antônio na fazenda e revela palpite do caçula para Copa

Amado Batista é condenado a pagar mais de R$ 500 mil para casal por causa da morte de criança de 3 anos

Motorhome de R$ 500 mil se torna ‘pivô’ de suposta crise financeira de Raphinha; entenda

Após filho superdotado de 11 anos ser aprovado na UERJ, ex-bailarina do Faustão viaja para Noronha

Messi faz 39 anos e ganha declaração de Antonela: ‘Amor da minha vida’

Esposas e namoradas de jogadores revelam looks para Brasil x Escócia na Copa

Após mais de dois anos de obras, Teatro Castro Alves reabre em 1º de julho

‘O Diabo Veste Prada 2’ ganha data de estreia no streaming; saiba quando assistir

Irlandesa nascida no Brasil admite ter apalpado jovem em sauna de hotel durante férias

Baco Exu do Blues lota show em Dublin e se prepara para apresentação em Londres

Filha de manicure compra marca de cosméticos por R$ 2,9 milhões após criar negócio de unhas

Bahia dá início à contagem regressiva para a Copa do Mundo Feminina de 2027

A um ano da Copa do Mundo Feminina, Salvador ganha iluminação especial em monumentos

Recém-nascidos de Feira de Santana participam de ensaio com tema junino e Copa do Mundo

Após jogo do Brasil, Alceu Valença comanda noite de São João no Pelourinho

Vitória da Conquista registra 7,3°C e tem menor temperatura da Bahia

Salvador terá pancadas de chuva e sol forte nos próximos dias; confira a previsão

Salvador inicia contagem regressiva para sediar Copa do Mundo Feminina

Neymar vai jogar hoje? Ancelotti afirma que atacante está ‘disponível’

Louis Vuitton impressiona ao criar passarela com onda gigante para desfile em Paris

Brasil enfrenta Escócia em última rodada de fase de grupos da Copa do Mundo 2026; veja horários e onde assistir

Pelourinho lota na véspera de São João e tem portais fechados por segurança

Mais de 50 atrações levam forró e tradição ao Pelourinho na véspera de São João

Aposta de Manaus leva prêmio de R$ 2,8 milhões na Mega-Sena

Lula cria plataforma para coibir roubos de celulares e vendas ilegais

Arraiá da Veveta: Ivete Sangalo compartilha registros de São João nas redes sociais

Amanda Kimberlly mostra preparativos da festa de Helena, fruto de relação com Neymar

Filho do Piseiro leva mistura de ritmos do Norte e Nordeste ao São João da Bahia