Banda Mel faz show gratuito neste domingo (7) no Parque da Cidade, em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

07/04/2024

12:00

Parque da Cidade (Itaigara/SantaCruz)

A nostalgia vai bater forte neste domingo (7): o público que for ao Parque da Cidade, em Salvador, ao meio-dia, vai ouvir dois dos maiores clássicos da história da axé music: “Prefixo de Verão” e “Baianidade Nagô”. E vai ouvir também duas vozes que marcaram especialmente os carnavais do início dos anos 1990: Márcia Short e Robson Morais.

E se o leitor ainda não percebeu, estamos falando da Banda Mel, que anunciou seu retorno pouco antes do Carnaval deste ano, depois de uma batalha judicial que acabou concedendo aos dois vocalistas o direito de uso da marca.

“Eu e Márcia já vínhamos ‘ensaiando’ esse retorno faz uns quatro ou cinco anos, mas o processo retardava. Fomos pegos de surpresa, uns 15 dias antes do Carnaval, em janeiro, com a decisão judicial. Aí, foi uma loucura, porque o Carnaval foi cedo e a gente queria ir para a rua. Montamos o repertório rápido e deu certo!”, celebra Robson.

E o repertório que eles apresentaram no trio elétrico há dois meses é basicamente o mesmo que o público vai ouvir neste domingo (7), no show que integra as comemorações dos 475 anos de Salvador e tem entrada gratuita.

Por enquanto, não haverá nada inédito, até porque ainda não houve tempo para garimpar canções com os compositores. Mas em breve a dupla vai gravar em vídeo um show para celebrar os 40 anos da Banda e aí, sim, os fãs vão conhecer novas canções.

“Neste domingo, vamos revisitar nosso repertório e cantar algumas músicas pontuais de outros artistas, para atender a um público diverso que vai estar no Parque da Cidade”. Segundo Robson, os arranjos das músicas são basicamente os mesmos que o público conhece.

“A maioria tem os arranjos originais, mas há mudanças na sonoridade, porque os instrumentos mudaram com o passar do tempo. Na época em que gravamos, não tinha os surdões com a afinação de hoje”, diz Robson. Também serão acrescentados sax e trompete, porém, sem descaracterizar as canções originais: “A intenção é remeter à memória afetiva”, reconhece o cantor.

Os músicos que vão acompanhar Márcia e Robson não faziam parte da antiga Banda Mel. A cantora explica que, como estava em atividade em carreira solo, já conhecia os instrumentistas e resolveu mantê-los, afinal já os conhece há quase 30 anos. Desde que saiu da banda, em 1993, ela gravou dois álbuns e realizou projetos como o Sapoti, dedicado à cantora Ângela Maria (1929-2018). “Fiz shows fora da Bahia, mas a maioria foi aqui mesmo. Tive também incursões por Rio, São Paulo… Nunca parei, até porque vivo de música”, destaca Márcia.

Robson deixou a Banda Mel também em 1993, mas diz que nunca deixou de se apresentar no Carnaval. Fez também muitos eventos corporativos. “Esses eventos não dão visibilidade na mídia, mas continuei trabalhando. Também realizei um trabalho para dar uma força a Ademar Furtacor, o Axé Forever, em 2017”. Ademar foi um cantor, músico e arranjador que teve destaque anos 1980, com músicas como Frenesi. O artista, que morreu em 2021, passava por dificuldades econômicas e precisava de dinheiro para tratamento de um câncer. Por isso, teve a ajuda de colegas.

A história da Banda Mel

A Banda Mel surgiu em 1984 e lançou o primeiro álbum com Janete, Jaciara e Buk Jones nos vocais. Márcia entrou em 1989 e Robson no ano seguinte. Juntos, formaram um trio com Alobêned. Com os três, surgiram alguns dos maiores sucessos da banda: Prefixo de Verão, Baianidade Nago e Crença e Fé (Vou dar a volta no mundo, eu vou/ Vou ver o mundo girar…).

Mas ainda antes dessa formação, a Banda Mel teve outros sucessos, como Faraó, Ladeira do Pelô, Bagdá e um outro clássico: Protesto do Olodum, que tinha forte conotação política em versos como “Na Bahia existe Etiópia/ Pro Nordeste, o país vira as costas”. A canção havia sido gravada pelo Olodum, mas a versão da Mel deu projeção nacional à música.

Prefixo de Verão já era cantada por Robson quando ele se apresentava em um trio independente, o Realce. “Quando entrei na Banda Mel, levei a música para lá. A composição era de Beto Silva e foi um boom no Carnaval de 1991. Entrou nas rádios pouco antes do Carnaval, uns 15 dias antes e fez um grande sucesso!”, lembra Robson.

Aquela música deu projeção nacional ao trio, que começou a se apresentar intensamente, com até 140 shows no período de um ano, segundo o cantor. “A agenda ficou muito concorrida, numa época em que em havia tantas micaretas, como passou a ter depois”, observa o vocalista.

Márcia e Robson saíram da banda em 1993. Segundo o cantor, a banda não conseguiu acompanhar algumas mudanças do mercado. “Nós víamos necessidade de uma produção mais aprimorada , mas não tivemos retorno. Por isso, acabamos saindo”. Em 1993, Márcia e Robson formaram a Bândabah, que foi encerrada em 1996.

SERVIÇO

O quê: Banda Mel – Show de estreia da turnê 40 anos;
Quando: Domingo (7), às 12h;
Onde: Parque da Cidade (Avenida Antônio Carlos Magalhães – Itaigara/SantaCruz);
Quanto: Gratuito.

Compartilhe

Salvador anuncia 12 dias de programação junina no Centro Histórico

Zé Felipe impressiona com coleção milionária de relógios: veja preços de todos

Aos 67 anos, Leilane Neubarth relembra como revelou sexualidade para os filhos: ‘Não tinha por que me esconder’

Profissionais de saúde de Salvador vão receber capacitação sobre cannabis medicinal no SUS

Bárbara Carine e marca baiana Dendezeiro vencem Prêmio Sim à Igualdade Racial 2026; conheça premiados

Lula entrega 384 moradias do Minha Casa, Minha Vida em Camaçari

Joana Sanz fala sobre casamento após prisão de Daniel Alves: “Batalha de egos”

Aeroporto de Fernando de Noronha ganha novo terminal nesta sexta (15), após investimento de R$ 63 milhões

Ingressos para amistoso entre Brasil e Panamá começam a ser vendidos; saiba como comprar

Xanddy diz que sofreu pressão da gravadora para terminar com Carla Perez: ‘Solteiro valia mais’

Cover de Marcos Mion gera polêmica após detonar Serginho Groisman: ‘Velho chato’

Freira baiana morre afogada na Itália após salvar religiosas no mar

Presidente do TJ-BA fará conferência magna no Congresso Baiano de Direito Imobiliário

Vini Jr cria escritório de advocacia antirracista e afirma: ‘Liberdade não chegou para todo mundo’

Diretor da Air France explica interrupção temporária do voo Salvador-Paris: ‘Combinação de fatores’

Estudantes chineses recebem Donald Trump com flores e aplausos em Pequim; vídeo

Aos 108 anos, idosa mantém carteira de motorista válida até 2033 e treina 3 vezes por semana

Grávida, filha de Xuxa revela vício da nova gestação

Presidente Lula desembarca em Salvador e cumpre agenda em Camaçari

Projeto aprovado em Salvador proíbe abordagem de clientes após compras em supermercados

Palmeiras goleia Jacuipense por 4 a 1 e avança às oitavas da Copa do Brasil com autoridade; veja melhores momentos

GQ Brasil destaca chefs ligados à Bahia entre os jovens mais promissores da gastronomia brasileira

Ceará vence, mas Atlético-MG avança nos pênaltis com Éverson decisivo na Copa do Brasil; veja melhores momentos

Bruna Biancardi compartilha momentos especiais com Mavie e Mel, suas filhas com Neymar

Rafa Justus brinca sobre semelhança com a mãe, Tici Pinheiro: “Gêmeas?!”

Cristiano Ronaldo vira sócio da empresa dona da CazéTV e aposta em expansão global

Copa do Brasil: jogos de 13/05 têm Remo, Palmeiras e Atlético-MG nas oitavas

Padre Fábio de Melo comenta questionamentos sobre sexualidade e celibato: ‘Todos os recursos humanos se manifestam’

Copa do Brasil hoje: jogos de volta da 5ª fase definem vagas nas oitavas nesta quinta

Madonna, Shakira e BTS comandarão show do intervalo na final da Copa do Mundo 2026

Bahia perde de virada para o Remo, cai na Copa do Brasil e amplia crise em 2026; veja melhores momentos

Direita reage a áudios entre Flávio Bolsonaro e Daniel Vorcaro; partido pede cassação