Banda Mel faz show gratuito neste domingo (7) no Parque da Cidade, em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

07/04/2024

12:00

Parque da Cidade (Itaigara/SantaCruz)

A nostalgia vai bater forte neste domingo (7): o público que for ao Parque da Cidade, em Salvador, ao meio-dia, vai ouvir dois dos maiores clássicos da história da axé music: “Prefixo de Verão” e “Baianidade Nagô”. E vai ouvir também duas vozes que marcaram especialmente os carnavais do início dos anos 1990: Márcia Short e Robson Morais.

E se o leitor ainda não percebeu, estamos falando da Banda Mel, que anunciou seu retorno pouco antes do Carnaval deste ano, depois de uma batalha judicial que acabou concedendo aos dois vocalistas o direito de uso da marca.

“Eu e Márcia já vínhamos ‘ensaiando’ esse retorno faz uns quatro ou cinco anos, mas o processo retardava. Fomos pegos de surpresa, uns 15 dias antes do Carnaval, em janeiro, com a decisão judicial. Aí, foi uma loucura, porque o Carnaval foi cedo e a gente queria ir para a rua. Montamos o repertório rápido e deu certo!”, celebra Robson.

E o repertório que eles apresentaram no trio elétrico há dois meses é basicamente o mesmo que o público vai ouvir neste domingo (7), no show que integra as comemorações dos 475 anos de Salvador e tem entrada gratuita.

Por enquanto, não haverá nada inédito, até porque ainda não houve tempo para garimpar canções com os compositores. Mas em breve a dupla vai gravar em vídeo um show para celebrar os 40 anos da Banda e aí, sim, os fãs vão conhecer novas canções.

“Neste domingo, vamos revisitar nosso repertório e cantar algumas músicas pontuais de outros artistas, para atender a um público diverso que vai estar no Parque da Cidade”. Segundo Robson, os arranjos das músicas são basicamente os mesmos que o público conhece.

“A maioria tem os arranjos originais, mas há mudanças na sonoridade, porque os instrumentos mudaram com o passar do tempo. Na época em que gravamos, não tinha os surdões com a afinação de hoje”, diz Robson. Também serão acrescentados sax e trompete, porém, sem descaracterizar as canções originais: “A intenção é remeter à memória afetiva”, reconhece o cantor.

Os músicos que vão acompanhar Márcia e Robson não faziam parte da antiga Banda Mel. A cantora explica que, como estava em atividade em carreira solo, já conhecia os instrumentistas e resolveu mantê-los, afinal já os conhece há quase 30 anos. Desde que saiu da banda, em 1993, ela gravou dois álbuns e realizou projetos como o Sapoti, dedicado à cantora Ângela Maria (1929-2018). “Fiz shows fora da Bahia, mas a maioria foi aqui mesmo. Tive também incursões por Rio, São Paulo… Nunca parei, até porque vivo de música”, destaca Márcia.

Robson deixou a Banda Mel também em 1993, mas diz que nunca deixou de se apresentar no Carnaval. Fez também muitos eventos corporativos. “Esses eventos não dão visibilidade na mídia, mas continuei trabalhando. Também realizei um trabalho para dar uma força a Ademar Furtacor, o Axé Forever, em 2017”. Ademar foi um cantor, músico e arranjador que teve destaque anos 1980, com músicas como Frenesi. O artista, que morreu em 2021, passava por dificuldades econômicas e precisava de dinheiro para tratamento de um câncer. Por isso, teve a ajuda de colegas.

A história da Banda Mel

A Banda Mel surgiu em 1984 e lançou o primeiro álbum com Janete, Jaciara e Buk Jones nos vocais. Márcia entrou em 1989 e Robson no ano seguinte. Juntos, formaram um trio com Alobêned. Com os três, surgiram alguns dos maiores sucessos da banda: Prefixo de Verão, Baianidade Nago e Crença e Fé (Vou dar a volta no mundo, eu vou/ Vou ver o mundo girar…).

Mas ainda antes dessa formação, a Banda Mel teve outros sucessos, como Faraó, Ladeira do Pelô, Bagdá e um outro clássico: Protesto do Olodum, que tinha forte conotação política em versos como “Na Bahia existe Etiópia/ Pro Nordeste, o país vira as costas”. A canção havia sido gravada pelo Olodum, mas a versão da Mel deu projeção nacional à música.

Prefixo de Verão já era cantada por Robson quando ele se apresentava em um trio independente, o Realce. “Quando entrei na Banda Mel, levei a música para lá. A composição era de Beto Silva e foi um boom no Carnaval de 1991. Entrou nas rádios pouco antes do Carnaval, uns 15 dias antes e fez um grande sucesso!”, lembra Robson.

Aquela música deu projeção nacional ao trio, que começou a se apresentar intensamente, com até 140 shows no período de um ano, segundo o cantor. “A agenda ficou muito concorrida, numa época em que em havia tantas micaretas, como passou a ter depois”, observa o vocalista.

Márcia e Robson saíram da banda em 1993. Segundo o cantor, a banda não conseguiu acompanhar algumas mudanças do mercado. “Nós víamos necessidade de uma produção mais aprimorada , mas não tivemos retorno. Por isso, acabamos saindo”. Em 1993, Márcia e Robson formaram a Bândabah, que foi encerrada em 1996.

SERVIÇO

O quê: Banda Mel – Show de estreia da turnê 40 anos;
Quando: Domingo (7), às 12h;
Onde: Parque da Cidade (Avenida Antônio Carlos Magalhães – Itaigara/SantaCruz);
Quanto: Gratuito.

Compartilhe

Ganhou o melhor Rubro-Negro: Vitória vence por 2×0 e elimina o Flamengo na Copa do Brasil

Selton Mello anuncia participação em filme internacional após sucesso de ‘Ainda estou aqui’

Torcida do Vitória faz festa na chegada do ônibus para duelo decisivo contra o Flamengo

Shopping cria espaço gratuito para troca de figurinhas da Copa em Salvador

Agenda Cultural: Saiba o que assistir nos teatros de Salvador neste fim de semana

França convoca os 26 jogadores para a Copa do Mundo 2026; veja a lista

CBF renova contrato de Carlo Ancelotti até a Copa de 2030

Thais Carla aposta em look all black em festa de nova novela da Globo após perder 100 kg

‘Elas cantam Bob’ reúne 11 mulheres em tributo a Bob Marley neste sábado (16)

Amanda Kimberlly mostra momento fofo de Helena, filha com Neymar, aprendendo pedalar

Márcia Sensitiva é internada com vírus respiratório e infecção bacteriana

Transalvador instala placas em passarelas para coibir motociclistas e reforça multa de R$ 880

Artista baiana leva referências do sertão para primeira exposição individual em Salvador

Flávio Bolsonaro queria levar pai para assistir a documentário na casa de Vorcaro

Marcos Oliveira, o Beiçola de ‘A Grande Família’, aparece pela primeira vez após cirurgia e tranquiliza fãs

99 projeta investir R$ 145 milhões em segurança e tecnologia no Brasil

STF investiga emendas destinadas a produtora de filme sobre Bolsonaro

Salvador recebe workshop gratuito sobre os bastidores da Ópera de Pequim

Menina de 10 anos é internada com infecção após contato com detergente Ypê

Compactos impulsionam novo momento do mercado imobiliário na Barra

Brunna Gonçalves comemora 1 ano de Zuri, filha com Ludmilla: ‘Nosso pedacinho do céu’

Virginia muda visual de jatinho, mas preserva adesivo de Zé Felipe

Maternidade da Ufba anuncia ampliação com novo prédio em Salvador

Quem era a freira baiana que morreu afogada após salvar religiosas no mar da Itália

Fábio Porchat debocha sobre projeto de lei que o tornaria ‘persona non grata’ no Rio

Salvador será cenário de cinebiografia de Glauber Rocha anunciada no Festival de Cannes

La Rouge Belle e By Helena Bordon lançam collab que une alfaiataria e sleepwear

Bembé do Mercado movimenta afroturismo em Santo Amaro durante celebração de 137 anos

Obras de requalificação do Teatro Castro Alves estão 92% concluídas; reinauguração acontece em julho

Neymar faz tour nostálgico mostrando lugares em que cresceu, desde Santos a São Vicente

Chapecoense x Botafogo: onde assistir ao vivo, horário e cenário da Copa do Brasil

Atlético-GO x Athletico-PR: onde assistir, horário e cenário da decisão pela Copa do Brasil