Banda Mel faz show gratuito neste domingo (7) no Parque da Cidade, em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

07/04/2024

12:00

Parque da Cidade (Itaigara/SantaCruz)

A nostalgia vai bater forte neste domingo (7): o público que for ao Parque da Cidade, em Salvador, ao meio-dia, vai ouvir dois dos maiores clássicos da história da axé music: “Prefixo de Verão” e “Baianidade Nagô”. E vai ouvir também duas vozes que marcaram especialmente os carnavais do início dos anos 1990: Márcia Short e Robson Morais.

E se o leitor ainda não percebeu, estamos falando da Banda Mel, que anunciou seu retorno pouco antes do Carnaval deste ano, depois de uma batalha judicial que acabou concedendo aos dois vocalistas o direito de uso da marca.

“Eu e Márcia já vínhamos ‘ensaiando’ esse retorno faz uns quatro ou cinco anos, mas o processo retardava. Fomos pegos de surpresa, uns 15 dias antes do Carnaval, em janeiro, com a decisão judicial. Aí, foi uma loucura, porque o Carnaval foi cedo e a gente queria ir para a rua. Montamos o repertório rápido e deu certo!”, celebra Robson.

E o repertório que eles apresentaram no trio elétrico há dois meses é basicamente o mesmo que o público vai ouvir neste domingo (7), no show que integra as comemorações dos 475 anos de Salvador e tem entrada gratuita.

Por enquanto, não haverá nada inédito, até porque ainda não houve tempo para garimpar canções com os compositores. Mas em breve a dupla vai gravar em vídeo um show para celebrar os 40 anos da Banda e aí, sim, os fãs vão conhecer novas canções.

“Neste domingo, vamos revisitar nosso repertório e cantar algumas músicas pontuais de outros artistas, para atender a um público diverso que vai estar no Parque da Cidade”. Segundo Robson, os arranjos das músicas são basicamente os mesmos que o público conhece.

“A maioria tem os arranjos originais, mas há mudanças na sonoridade, porque os instrumentos mudaram com o passar do tempo. Na época em que gravamos, não tinha os surdões com a afinação de hoje”, diz Robson. Também serão acrescentados sax e trompete, porém, sem descaracterizar as canções originais: “A intenção é remeter à memória afetiva”, reconhece o cantor.

Os músicos que vão acompanhar Márcia e Robson não faziam parte da antiga Banda Mel. A cantora explica que, como estava em atividade em carreira solo, já conhecia os instrumentistas e resolveu mantê-los, afinal já os conhece há quase 30 anos. Desde que saiu da banda, em 1993, ela gravou dois álbuns e realizou projetos como o Sapoti, dedicado à cantora Ângela Maria (1929-2018). “Fiz shows fora da Bahia, mas a maioria foi aqui mesmo. Tive também incursões por Rio, São Paulo… Nunca parei, até porque vivo de música”, destaca Márcia.

Robson deixou a Banda Mel também em 1993, mas diz que nunca deixou de se apresentar no Carnaval. Fez também muitos eventos corporativos. “Esses eventos não dão visibilidade na mídia, mas continuei trabalhando. Também realizei um trabalho para dar uma força a Ademar Furtacor, o Axé Forever, em 2017”. Ademar foi um cantor, músico e arranjador que teve destaque anos 1980, com músicas como Frenesi. O artista, que morreu em 2021, passava por dificuldades econômicas e precisava de dinheiro para tratamento de um câncer. Por isso, teve a ajuda de colegas.

A história da Banda Mel

A Banda Mel surgiu em 1984 e lançou o primeiro álbum com Janete, Jaciara e Buk Jones nos vocais. Márcia entrou em 1989 e Robson no ano seguinte. Juntos, formaram um trio com Alobêned. Com os três, surgiram alguns dos maiores sucessos da banda: Prefixo de Verão, Baianidade Nago e Crença e Fé (Vou dar a volta no mundo, eu vou/ Vou ver o mundo girar…).

Mas ainda antes dessa formação, a Banda Mel teve outros sucessos, como Faraó, Ladeira do Pelô, Bagdá e um outro clássico: Protesto do Olodum, que tinha forte conotação política em versos como “Na Bahia existe Etiópia/ Pro Nordeste, o país vira as costas”. A canção havia sido gravada pelo Olodum, mas a versão da Mel deu projeção nacional à música.

Prefixo de Verão já era cantada por Robson quando ele se apresentava em um trio independente, o Realce. “Quando entrei na Banda Mel, levei a música para lá. A composição era de Beto Silva e foi um boom no Carnaval de 1991. Entrou nas rádios pouco antes do Carnaval, uns 15 dias antes e fez um grande sucesso!”, lembra Robson.

Aquela música deu projeção nacional ao trio, que começou a se apresentar intensamente, com até 140 shows no período de um ano, segundo o cantor. “A agenda ficou muito concorrida, numa época em que em havia tantas micaretas, como passou a ter depois”, observa o vocalista.

Márcia e Robson saíram da banda em 1993. Segundo o cantor, a banda não conseguiu acompanhar algumas mudanças do mercado. “Nós víamos necessidade de uma produção mais aprimorada , mas não tivemos retorno. Por isso, acabamos saindo”. Em 1993, Márcia e Robson formaram a Bândabah, que foi encerrada em 1996.

SERVIÇO

O quê: Banda Mel – Show de estreia da turnê 40 anos;
Quando: Domingo (7), às 12h;
Onde: Parque da Cidade (Avenida Antônio Carlos Magalhães – Itaigara/SantaCruz);
Quanto: Gratuito.

Compartilhe

Estudantes terão transporte público gratuito em Salvador nos dois domingos do Enem

AFROPUNK Brasil 2026 começa neste sábado em Salvador; veja horários, atrações e como chegar

Almacen Pepe promove Festival de Esfirras com seis sabores em Salvador neste fim de semana

Melody cancela show em festa de 15 anos na véspera, e debutante chora: ‘Quanto vale meu sonho?’

O que assistir no streaming neste fim de semana: veja os destaques da Netflix, Prime Video e Apple TV+

Papai Noel dos Correios abre adoção de cartinhas na Bahia; veja como presentear crianças

Três casas de apostas voltam a funcionar no Brasil após decisão da Justiça

AFROPUNK, Luiz Caldas e Mateus Solano: veja o que fazer em Salvador neste fim de semana

Projeto de museu infantil no Centro Histórico de Salvador conquista prêmio nacional de arquitetura

Costa do Sauípe Open entra na reta final com brasileiros na disputa por vagas nas semifinais

João Lucas Reis vence dinamarquês e coloca o Nordeste nas quartas do Sauípe Open

Baco Exu do Blues e Marina Sena surgem aos beijos em clipe de música nova, ‘Mon Amour’; assista

Evento na Estação Calçada marca nova etapa do Circuito Banco do Brasil de Skate 2026

Maria Bethânia homenageia Margareth Menezes no Dia Nacional da Cultura: ‘Viva a cultura brasileira’

Salvador Shopping inaugura decoração de Natal com árvore de 16 metros e espetáculo musical; veja fotos

Ministério da Saúde autoriza compra de até 20 mil doses de vacina contra mpox; Brasil registra 664 casos da doença

Rafa Brites e Felipe Andreoli curtem Sauípe Open com os filhos e elogiam clima baiano: ‘Aqui é imbatível’

Luiza Possi abre o jogo sobre como o vício em álcool quase acabou com seu casamento: ‘Todo excesso cobra um preço’

Salvador Boat Show começa na Bahia Marina com embarcações de até 77 pés e novidades do setor náutico

Documentário sobre Mãe Menininha do Gantois estreia nesta sexta na TV Bahia

Cauã Reymond comenta desafio de atuar em inglês em série com Kim Kardashian: ‘A cada dia me sentia mais confiante’

Pai de Marina Ruy Barbosa sai em defesa da filha em meio a polêmicas: ‘Dor de cotovelo’

Série sobre morte de PC Farias terá Rômulo Estrela, Bella Campos e Irandhir Santos no elenco; saiba mais

Atletas do Sauípe Open contam como é a rotina de um tenista profissional

‘A nobreza do amor’: casamento de Alika e Tonho terá Péricles e MC Cabelinho

TSE abre ação contra chapa Lula-Alckmin por suposto abuso de poder político

‘Vou levar para o túmulo’, diz Flávio Bolsonaro ao NYT sobre detalhes da fuga para os EUA

No ‘Saia Justa’, Juliette diz que não se relacionaria com homem que nunca trabalhou: ‘Não dou nem oi’

Fundação Garcia D’Ávila celebra 45 anos com lançamento de nova edição de livro sobre a Casa da Torre

Museu em Salvador reabre exposição de rochas ornamentais com realidade virtual e experiências interativas

Morta há cinco anos, Marília Mendonça tem refúgio em mansão preservado intacto pela mãe

Com Leonardo no set, filme sobre a história da sua carreira ao lado do irmão Leandro começa a ser rodado em Goiás