Banda Mel faz show gratuito neste domingo (7) no Parque da Cidade, em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

07/04/2024

12:00

Parque da Cidade (Itaigara/SantaCruz)

A nostalgia vai bater forte neste domingo (7): o público que for ao Parque da Cidade, em Salvador, ao meio-dia, vai ouvir dois dos maiores clássicos da história da axé music: “Prefixo de Verão” e “Baianidade Nagô”. E vai ouvir também duas vozes que marcaram especialmente os carnavais do início dos anos 1990: Márcia Short e Robson Morais.

E se o leitor ainda não percebeu, estamos falando da Banda Mel, que anunciou seu retorno pouco antes do Carnaval deste ano, depois de uma batalha judicial que acabou concedendo aos dois vocalistas o direito de uso da marca.

“Eu e Márcia já vínhamos ‘ensaiando’ esse retorno faz uns quatro ou cinco anos, mas o processo retardava. Fomos pegos de surpresa, uns 15 dias antes do Carnaval, em janeiro, com a decisão judicial. Aí, foi uma loucura, porque o Carnaval foi cedo e a gente queria ir para a rua. Montamos o repertório rápido e deu certo!”, celebra Robson.

E o repertório que eles apresentaram no trio elétrico há dois meses é basicamente o mesmo que o público vai ouvir neste domingo (7), no show que integra as comemorações dos 475 anos de Salvador e tem entrada gratuita.

Por enquanto, não haverá nada inédito, até porque ainda não houve tempo para garimpar canções com os compositores. Mas em breve a dupla vai gravar em vídeo um show para celebrar os 40 anos da Banda e aí, sim, os fãs vão conhecer novas canções.

“Neste domingo, vamos revisitar nosso repertório e cantar algumas músicas pontuais de outros artistas, para atender a um público diverso que vai estar no Parque da Cidade”. Segundo Robson, os arranjos das músicas são basicamente os mesmos que o público conhece.

“A maioria tem os arranjos originais, mas há mudanças na sonoridade, porque os instrumentos mudaram com o passar do tempo. Na época em que gravamos, não tinha os surdões com a afinação de hoje”, diz Robson. Também serão acrescentados sax e trompete, porém, sem descaracterizar as canções originais: “A intenção é remeter à memória afetiva”, reconhece o cantor.

Os músicos que vão acompanhar Márcia e Robson não faziam parte da antiga Banda Mel. A cantora explica que, como estava em atividade em carreira solo, já conhecia os instrumentistas e resolveu mantê-los, afinal já os conhece há quase 30 anos. Desde que saiu da banda, em 1993, ela gravou dois álbuns e realizou projetos como o Sapoti, dedicado à cantora Ângela Maria (1929-2018). “Fiz shows fora da Bahia, mas a maioria foi aqui mesmo. Tive também incursões por Rio, São Paulo… Nunca parei, até porque vivo de música”, destaca Márcia.

Robson deixou a Banda Mel também em 1993, mas diz que nunca deixou de se apresentar no Carnaval. Fez também muitos eventos corporativos. “Esses eventos não dão visibilidade na mídia, mas continuei trabalhando. Também realizei um trabalho para dar uma força a Ademar Furtacor, o Axé Forever, em 2017”. Ademar foi um cantor, músico e arranjador que teve destaque anos 1980, com músicas como Frenesi. O artista, que morreu em 2021, passava por dificuldades econômicas e precisava de dinheiro para tratamento de um câncer. Por isso, teve a ajuda de colegas.

A história da Banda Mel

A Banda Mel surgiu em 1984 e lançou o primeiro álbum com Janete, Jaciara e Buk Jones nos vocais. Márcia entrou em 1989 e Robson no ano seguinte. Juntos, formaram um trio com Alobêned. Com os três, surgiram alguns dos maiores sucessos da banda: Prefixo de Verão, Baianidade Nago e Crença e Fé (Vou dar a volta no mundo, eu vou/ Vou ver o mundo girar…).

Mas ainda antes dessa formação, a Banda Mel teve outros sucessos, como Faraó, Ladeira do Pelô, Bagdá e um outro clássico: Protesto do Olodum, que tinha forte conotação política em versos como “Na Bahia existe Etiópia/ Pro Nordeste, o país vira as costas”. A canção havia sido gravada pelo Olodum, mas a versão da Mel deu projeção nacional à música.

Prefixo de Verão já era cantada por Robson quando ele se apresentava em um trio independente, o Realce. “Quando entrei na Banda Mel, levei a música para lá. A composição era de Beto Silva e foi um boom no Carnaval de 1991. Entrou nas rádios pouco antes do Carnaval, uns 15 dias antes e fez um grande sucesso!”, lembra Robson.

Aquela música deu projeção nacional ao trio, que começou a se apresentar intensamente, com até 140 shows no período de um ano, segundo o cantor. “A agenda ficou muito concorrida, numa época em que em havia tantas micaretas, como passou a ter depois”, observa o vocalista.

Márcia e Robson saíram da banda em 1993. Segundo o cantor, a banda não conseguiu acompanhar algumas mudanças do mercado. “Nós víamos necessidade de uma produção mais aprimorada , mas não tivemos retorno. Por isso, acabamos saindo”. Em 1993, Márcia e Robson formaram a Bândabah, que foi encerrada em 1996.

SERVIÇO

O quê: Banda Mel – Show de estreia da turnê 40 anos;
Quando: Domingo (7), às 12h;
Onde: Parque da Cidade (Avenida Antônio Carlos Magalhães – Itaigara/SantaCruz);
Quanto: Gratuito.

Compartilhe

Shania Twain volta ao Brasil após oito anos e encanta convidados em show exclusivo; veja vídeo

Clube Bahiano de Tênis recebe nova edição do ACE Open QPC neste fim de semana em Salvador; veja fotos

Aos 56 anos, Netinho de Paula é diagnosticado com câncer de tireoide

De volta a Salvador, Uel é recebido por fãs após vencer o ‘Estrelas da Casa’; veja vídeo

Sylvester Stallone revela abusos, uso de esteroides e bulimia em livro de memórias

Drica Moraes reclama de caixas de som e vuvuzelas de escola no Rio: ‘Inadmissível’

Léo Santana e Lore Improta celebram 5 anos de Liz e 4 meses de Levi com festa dupla

Feira do Curtume recebe evento que celebra o reggae feminino neste domingo (27)

E-Título poderá ser baixado no dia da votação nas Eleições 2026

Bell Marques se emociona com noivado de Pipo Marques com Mari Gonzalez: ‘Pai com cisco no olho’

Quem Ama Cuida: Tiago se recusa a ajudar Pilar contra Adriana

Mari Gonzalez é pedida em casamento por Pipo Marques durante viagem ao Quênia

Outubro deve ter calor acima da média e chuvas irregulares no Brasil, diz Inmet

Marido de Simone Mendes surpreende ao emagrecer 17kgs; veja antes e depois

Davi Brito se revolta com proibição das bets e desabafa: ‘É possível fiscalizar’

Governo estabelece prazo para retirada de valores das Bets; entenda novas regras

Quase 1 milhão de brasileiros no exterior estão aptos a votar nas eleições de 2026

Danilo Mesquita aproveita cachoeira na Bahia e ganha elogios nas redes sociais

Eleições 2026: veja a ordem de votação e o que levar para a urna

Ex-BBB Lucas Pizane prestigia festa de 15 anos da Netflix em SP; veja fotos

Ricky Martin elogia Pedro Sampaio antes de show da NFL: “É um guerreiro”

Eder Militão mostra momento fofo com a filha Cecília após nascimento do caçula: “Vem logo”

Maratona Salvador: atleta supera dor durante prova e garante primeiro lugar na categoria PCD

Dira Paes visita sítio arqueológico em Lençóis e se encanta com pinturas rupestres

Filha de Lore Improta e Léo Santana, Liz completa 5 anos e ganha homenagem especial dos pais

Fernanda Lima emociona ao falar sobre estreia do filho em desfile da Gucci: “Fiquei chorando”

Esposa de Faustão manda recado para Schynaider Moura após casamento da ex-nora: “Sejam felizes”

Giovani, da dupla com Gian, chora ao homenagear Rick durante show e relembra conselho do amigo

Nasce Gabriel, primeiro filho do casal Tainá e Eder Militão

Salvador tem sábado com grandes shows, programação gratuita e atrações culturais; veja o que fazer

Gal Costa recebe homenagens de Gil e Bethânia no dia que completaria 81 anos

Susana Werner e Júlio César voltam ao Brasil e colocam apartamento de 400 m² em Lisboa à venda