Referência em atendimento pediátrico no Nordeste, Hospital Martagão Gesteira corre risco de fechar as portas

Referência em atendimento pediátrico no Nordeste, Hospital Martagão Gesteira corre risco de fechar as portas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Divulgação

Publicado em 01/04/2024 às 18:40 / Leia em 2 minutos

Carlos Emanuel Melo, superintendente da Liga Álvaro Bahia – organização gestora do Hospital Martagão Gesteira – um dos maiores hospitais pediátricos do Norte e Nordeste e referência no atendimento infantil – foi ao Plenário Cosme de Farias, da Câmara Municipal de Salvador (CMS), para falar sobre os problemas financeiros enfrentados pelo Hospital.

Segundo o gestor, a instituição tem um déficit anual de R$15 milhões. Com o cenário atual, o Hospital corre risco de fechar as portas.

“Viemos a esta Casa chamar a atenção para a relevância do hospital. É necessário reavaliar a forma de financiamento e de como lidar com a instituição. Realizamos 62% de todo o atendimento do Estado da Bahia. Esse é o grau de complexidade que encontramos no hospital”, disse.

Carlos Muniz, presidente da CMS, lembrou que 99% das crianças atendidas no Martagão Gesteira são oriundas de famílias com renda inferior a dois salários mínimos.

Embora o hospital seja financiado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os recursos não contemplam a demanda atual da instituição. “Já tivemos, inclusive, que fechar uma UTI e leitos de Enfermaria. E corremos o risco de desmobilizar mais leitos e serviços. Portanto, estamos aqui para sensibilizar a área política”, frisou Carlos Emanuel.

No último dia 20, os vereadores Maurício Trindade (PP) e Débora Santana (Avante), integrantes da Comissão de Saúde, Planejamento Familiar e Assistência Social da CMS, realizaram uma visita ao Hospital Martagão Gesteira.

Carlos Muniz pediu atenção dos seus pares à mensagem de Carlos Emanuel. “O Martagão Gesteira é uma instituição muito importante e, através desse testemunho, podemos concluir que pode ocorrer o fechamento deste hospital tão relevante para a nossa cidade e para a Bahia”, alertou o chefe do Legislativo Municipal .

Doações

Pessoas físicas e jurídicas podem fazer doações ao Hospital Martagão Gesteira. As informações constam no site do hospital. E o passo-a-passo para as doações de pessoas jurídicas através do Imposto de renda pode ser acessada, no Google, através da pesquisa “Martagão Gesteira Imposto de Renda”.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe