Depois do Réveillon e do Carnaval, a Semana Santa é o feriado com maior ocupação no setor hoteleiro na capital baiana. E, nesse ano, a expectativa é de cidade cheia no período. De acordo com estimativas da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-BA), a ocupação deve registrar um crescimento de quase 15%, quando comparada ao ano passado, e se aproximar do resultado alcançado em 2022.
Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp
Enquanto a taxa de ocupação de 2023 foi de 56%, em 2022 chegou a 68% e, para este ano, são esperados 70%. “A expectativa é que o fluxo turístico seja superior ao habitual para o período. Os preços das passagens aéreas continuam sendo um entrave para o crescimento do turismo, mas ainda assim acreditamos que devemos ter um bom movimento. Também há expectativa para um fluxo maior do turismo regional, que é bastante representativo em muitos destinos do estado”, avalia o presidente da ABIH, Wilson Spagnol.
Em uma pesquisa inédita realizada pelo Ministério do Turismo em parceria com o Instituto de Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), Salvador apareceu como o destino turístico nacional campeão em intenção de visitas. Em uma escala de interesse que varia de 0 a 10, a capital baiana foi a campeã, com média de 7,1. Só nos dois primeiros meses de 2024, a cidade recebeu 1.641.276 turistas, de acordo com dados do Observatório do Turismo de Salvador.
E se as expectativas do setor forem confirmadas, março terá resultados ainda melhores. “Este é um dos poucos feriados prolongados de 2024. Além disso, Salvador é uma cidade riquíssima em história, cultura, gastronomia e belezas naturais, e isso se reflete em uma enorme oferta de atrações e programas para todos os gostos”, avalia Spagnol.
Enquanto a diária média da hotelaria na Semana Santa de 2023 foi de cerca de R$ 575, para 2024, a ABIH estima que deve haver um incremento nesse valor devido a uma maior demanda. “No geral, as diárias nesse período ficam, em média, cerca de 10 a 15% mais altas que os demais dias do mês de abril. Já as localizações mais buscadas para hospedagens estão nas regiões da orla entre a Barra e o Rio Vermelho, entre Itapuã e Praia do Flamengo e também na Pituba e Caminho das Árvores. “São regiões com boa oferta de hotéis de diferentes perfis, e os dados são referentes a buscas online em diversos portais”, explica o presidente da associação.
Gerente-Geral do Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande, Priscila Lima informou que o estabelecimento está com uma ocupação maior do que foi prevista. “Vamos fechar com uma média de 62%, considerando que temos 286 apartamentos. O Hotel da Bahia tem um público corporativo forte, que cessa viagens nesse período. Mas, a ocupação por famílias com crianças nos surpreendeu este ano, fazendo inclusive com que incluíssemos mais programações infantis”, explicou.
No Deville Prime Salvador, em Itapuã, o feriado também será de casa cheia. “Já estamos com 85% de ocupação hoje. Esperamos acima de 90% de ocupação no feriado, 35% acima de 2023”, informou a gerente de operações, Joseane Cruz. Outro que conseguiu superar a ocupação em relação ao mesmo período do ano passado foi o Fera Palace Hotel. “Estamos com 75% de ocupação e a maioria dos hóspedes é de São Paulo”, informou o estabelecimento.
Em uma pesquisa realizada pela Decolar, que traz as tendências de viagens nacionais para o 1º semestre de 2024, Salvador aparece como o segundo destino mais procurado pelos paulistas, ficando atrás somente de Recife. No ranking aparece ainda como a terceira cidade mais buscada pelos cariocas e a quarta mais procurada pelos mineiros. Atualmente, a capital baiana possui uma oferta em torno de 400 meios de hospedagens, entre hotéis, resorts, pousadas e hostels.
“Estamos em pleno Festival da Cidade, estendendo uma temporada de Verão potente, com muita efervescência econômica na cidade, feitos de uma temporada de Verão grandiosa. Acredito que, diante desse calendário de eventos turísticos que vibra o ano inteiro, por meio de uma plataforma de eventos bem estruturada, a cidade vem ao longo dos anos sendo cada vez mais desejada, registrando indicadores turísticos relevantes. Essa movimentação favorece nossa economia e gera desenvolvimento e nos habilita a dar saltos cada vez maiores. Tenho certeza que Salvador vive um momento inesquecível“, avalia o presidente da Empresa Salvador Turismo, Isaac Edington.
* Por Perla Ribeiro. Foto: @fernandoantoniofotos, Shoichi Iwashita e Divulgação.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.