21 Jun 2022
Zygon trabalha no desenvolvimento de solução para empregar Big Data na Indústria 4.0

“Com recurso captado via Embrapii/SEBRAE e parceria do SENAI Cimatec essa solução analisa dados de redes sociais e da indústria para prever demanda e otimizar a oferta. A partir do que as pessoas falam nas redes sociais a empresa consegue decidir se produz mais produto A ou B”, explica chief operating officer (COO) da Zygon, Jéssica Miúcha.
Um dos conceitos da indústria 4.0 é a maior interação entre a automação industrial e diferentes tecnologias como inteligência artificial, robótica, internet e computação em nuvem. Dessa forma surge a necessidade de desenvolver fábricas orientadas a dados e big data são dados com maior variedade e volume crescente, além de um mecanismo estratégico que analisa esses dados.
Jéssica Miúcha esclarece como o sistema funcionaria na prática, “consumindo dados de diferentes fontes, como, por exemplo, Sistema ERP, CRM, Sistema Supervisório, sensoriamento de equipamentos e até dados extraídos através das redes sociais, o ecossistema de dados fará o processamento de todo esse volume de dados, utilizando para isso técnicas de ETL e Analytics, buscando correlações entre os dados, a fim de identificar tendências e gerar inferências”, destaca a executiva.
Essa solução de empregar big data na indústria 4.0 oferece três principais benefícios: previsões de demandas, conhecimento da opinião do cliente e informação útil para orientar uma produção mais efetiva. O protótipo segue em desenvolvimento.
Foto: divulgação. Siga o insta @sitealoalobahia.