Zebrinha dirige documentário sobre a Memória da Dança Negra na Bahia

redacao@aloalobahia.com

O bailarino e coreógrafo José Carlos Arandiba, mais conhecido como Zebrinha, prepara um novo projeto pra lá de especial. Considerado um dos principais no mês da dança no Brasil, Zebrinha integra o atual júri técnico do quadro Dança dos Famosos, do Domingão com Huck, atua como diretor artístico do Bando de Teatro Olodum e do Balé Folclórico da Bahia e prepara para lançar, em novembro, um documentário sobre a Memória da Dança Negra na Bahia.

De acordo com o diretor, roteirista e idealizador do projeto, a obra é pautada pelas vivências, memórias e saberes das mestras e mestres e traz entrevistas com nomes como Altair Amazonas e Silva, Nadir Nóbrega, Clyde Morgan, Inaycira Falcão, Edeise Gomes, Edleuza Santos, Senzala, Luiz Bokanha, entre outros.

“Conhecer a história na voz de protagonistas é um trabalho de pesquisa importante e fundamental para a preservação da memória da dança negra. Dar visibilidade ao protagonismo negro no Brasil é também aproximar toda a população de suas raízes. É entender heranças e criações fundamentais nas nossas práticas e que não encontramos explicações nos livros”, explica Zebrinha.

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias