Voa Brasil: entenda o programa que vai ofertar passagens a R$ 200 para 21 milhões de pessoas

redacao@aloalobahia.com

O programa Voa Brasil, do governo federal, prevê baratear passagens aéreas para 21 milhões de brasileiros. A proposta do Voa Brasil é oferecer passagens a R$ 200 para alguns setores da sociedade. De acordo com estimativa do governo, a princípio, apenas aposentados e alunos do Prouni [Programa Universidade para Todos], que não tenham viajado nos últimos 12 meses, serão beneficiados.

Clique aqui e participe do canal do Alô Alô Bahia no WhatsApp

Inicialmente, a medida iria ser lançada em fevereiro, mas acabou adiada. A expectativa é de que o lançamento ocorra ainda neste mês. Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a indefinição ocorre somente por conta da adequação com a agenda do presidente Lula. 

Ao todo, cerca de 20,8 milhões de aposentados do INSS e 600 mil estudantes estão aptos a participar do programa. O alcance a novos grupos não é algo que está descartado. De acordo com o ministro, além dos estudantes de baixa renda do Prouni, os aposentados do INSS que terão direito a passagem mais barata são aqueles que ganham até dois salários mínimos. 

No dia do lançamento do programa, o governo já deverá informar o número de passagens a serem disponibilizadas. A previsão de Silvio Costa Filho é que 2,5 milhões a 3 milhões de pessoas que nunca viajaram de avião ou não viajam há mais de 12 meses consigam adquirir passagens aéreas pelo programa, ampliando a democratização do acesso ao transporte aéreo no país.
JEGJyKP.md.jpg
O governo destaca que o programa foi construído com base no diálogo com as companhias aéreas, já que o governo não pode interferir na precificação das passagens. Apesar disso, o ministro informou que o governo monitora a prática de preços abusivos e celebrou o crescimento de 15% do número de passageiros, entre 2022 e 2023. 

"Esse ano [2023] a gente saiu de 98 milhões de passageiros para 115 milhões de passageiros, crescimento de passageiros de mais de 15% na aviação brasileira", afirmou. 

* Por Matheus Simoni. Foto: Unsplash/Marco Lopez

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o X (antigo Twitter) @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias