VLI promove programa para reformar imóveis e recontar o passado ferroviário

Com o objetivo de preservar a história e criar espaços para que as novas gerações conheçam a memória ferroviária, a VLI, controladora da Ferrovia Centro-Atlântica, tem atuado na manutenção de imóveis que não integram mais a operação de trens de carga. Nos últimos anos, a companhia destinou mais de R$ 10 milhões para reformar seis ativos, incluindo as estações de Juazeiro e Cachoeira, na Bahia. 

A base do programa Estação de Memórias consiste numa reforma geral, adequando sistemas elétrico e hidrossanitário às normas vigentes, troca de piso, telhado etc. Os projetos são desenvolvidos junto ao poder público, que também participa do alinhamento sobre como recuperar a funcionalidade da edificação para a sociedade depois que o imóvel for cedido.

“Acreditamos que pensar o futuro passa por valorizar o nosso passado. Aliar a preservação dos locais ao resgate da memória fortalece a nossa estratégia de deixar legado e compartilhar valor com a sociedade. Nosso planejamento é que, anualmente, novas estações sejam escolhidas para o programa”, ressalta Maria Clara Fernandes, gerente de Sustentabilidade da VLI.

História de todos

Além da reforma do imóvel, a companhia promove encontros e entrevistas com a comunidade que identificam casos, lembranças e histórias de quem vivenciou o vai e vem dos trens. Esse conteúdo é transformado em um acervo de fotos e vídeos que será disponibilizado em cada estação. Os personagens são moradores, historiadores, ferroviários e seus familiares.  

 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias