Viva! Gabinete Português de Leitura de Salvador festeja 152 anos

O Gabinete Português de Leitura de Salvador comemora nesta segunda (2 de março), 152 anos de fundação. Na semana de aniversário promove, no dia 5 de março, às 17h, a palestra “Entre lugar Bahia-Portugal: aceitam-se encomendas”, que será pronunciada pela professora Teresa Fabião. Trata-se de estudos da pesquisa de Doutorado sobre a “Criação em dança movida por trânsitos culturais”, em andamento no Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Ufba. Durante o encontro haverá um bate-papo sobre a presença de Portugal em Salvador. Cada um dos presentes poderá fazer uma encomenda simbólica para a pesquisadora levar/trazer/fazer em Portugal. A abertura do evento contará com degustação de comida típica portuguesa.
 
Vale lembrar: Fundado em 2 de março de 1863, o Gabinete Português resgata grande parte da tradição lusitana, e abriga o Centro de Estudos Portugueses – Casa Fernando Pessoa. Possui na Biblioteca Infante D. Henrique mais de 30 mil obras literárias, sermões do Padre Antônio Vieira, poesias, romances, contos, novelas, biografias de escritores, historiadores, religiosos, história e geografia de Portugal e países colonizados. Além de escritores portugueses, também compõe o rico acervo obras de Jorge Amado, Machado de Assis, Lima Barreto, Monteiro Lobato, José Lins do Rego, José de Alencar e Érico Veríssimo.


O atual edifício sede do Gabinete Português de Leitura de Salvador, de estilo arquitetônico Neomanuelino (cujas origens remontam a época do Descobrimento), foi projetado entre 1912 e 1915 pelo arquiteto italiano Alberto Barelli e construído pelo mestre de obras português Pinto Parente. Foi inaugurado em 03 de fevereiro de 1918, tendo o nome antigo na Praça 13 de maio e, atualmente, Praça da Piedade, sem número. Apresenta em sua fachada elementos alusivos às glórias da nação portuguesa na era das grandes navegações, representadas pela figura do Infante D. Henrique e os feitos literários representados pelo ilustre Luiz de Camões. Compõem também a fachada escudos e brasões que completam o estilo arquitetônico e evidenciam o patriotismo português.
 
Foto: Divulgação. 

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias