Visto para entrar na Europa? Entenda o que é o Etias e como ter o seu

Se você está planejando uma viagem para a Europa em 2023, saiba que precisará ter em mãos mais um documento para entrar em alguns dos países. Trata-se do Etias, uma autorização de acesso que funciona como uma espécie de ‘visto’ e se tornará obrigatória para brasileiros (e outras 61 nacionalidades) no início do ano que vem.

O Etias, que significa Sistema Europeu de Informações e Autorizações de Viagem, foi criado pela União Europeia para reforçar a segurança de suas fronteiras e monitorar os viajantes que chegam aos países do Espaço de Schengen, que consiste em um grupo de nações que assinaram o tratado de Schengen. São elas: Alemanha; Áustria; Bélgica; Dinamarca; Eslováquia; Eslovênia; Espanha; Estônia; Finlândia; França; Grécia; Hungria; Islândia; Itália; Letônia; Liechtenstein; Lituânia; Luxemburgo; Malta; Noruega; Países Baixos; Polônia; Portugal; República Checa; Suécia e Suíça.

Como funciona? De posse da autorização, o turista pode permanecer por até 90 dias no espaço desses países, a cada 180 dias. Se a ideia for transitar entre os estados membros, será preciso se certificar de visitar primeiro o país informado no formulário – requisito obrigatório do sistema. Ao cumprir este requisito, poderá circular livremente durante o período de 90 dias corridos.

Para solicitar o Etias Europa é preciso preencher um formulário online com os dados pessoais e responder a um questionário que estará disponível no próprio site que emite a autorização. É preciso também ter um passaporte válido, apresentar um endereço de e-mail e possuir um cartão de débito ou crédito para o pagamento da taxa de €7 (que pode variar dependendo de encargos administrativos). A autorização é válida por três anos ou até o vencimento do passaporte.

Foto: Shutterstock. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias