Verão na Europa: escolha o destino certo e evite 'perrengues chiques'

José Mion é jornalista, assessor de imprensa, apaixonado por Gastronomia e escreve para o Alô Alô Bahia.

Falta pouco mais de um mês para o Verão europeu dar as caras oficialmente e muitos brasileiros se animam para visitar o continente na estação mais quente do ano. Ir para a Europa no período, no entanto, nem sempre é uma boa opção, se o destino não for bem escolhido. 

A temporada é considerada mais cara, com preços nas alturas, inclusive de passagens aéreas, as cidades turísticas ficam mais cheias e as temperaturas beiram facilmente os 40º em alguns locais.

"Algumas das cidades mais cobiçadas da Europa, no Verão, não são a melhor escolha. Com altas temperaturas e grande fluxo de turistas, você acaba não aproveitando tudo que a cidade tem a oferecer", alerta Eduardo Pereira, o "Impera", especialista em milhas e viagens.
 
HvcN37a.md.jpg
Para ele, cidades como Paris, Roma e Madri devem ser evitadas nesta estação por quem quer curtir os atrativos mais turísticos, culturais e históricos de cada uma delas. Com o calor intenso, ele explica que outras regiões e cidades não costeiras podem também não ser a melhor opção. Algumas delas, inclusive, tem tendência a focos de incêndios florestais, como o interior de Portugal, a região da Aquitânia, na França, e da Galícia, na Espanha.

De 21 de junho a 20 de setembro, a circulação de pessoas fica ainda mais intensa entre os países da Europa. A vida nas cidades europeias fica mais agitada e, por coincidir com as férias escolares, é quando os próprios europeus também viajam. Resultado: restaurantes, bares e parques lotados, assim como os pontos turísticos e atrações.
 
HvcO0tR.md.jpg
Mas, é claro que o melhor destino sempre vai depender do que o turista busca e, de positivo, os dias são mais longos, já que escurece mais tarde, permitindo que o turista aproveite mais o tempo e faça atividades ao ar livre, por exemplo. Costuma ser no Verão também a realização de alguns festivais de música, como o Glastonbury, no Reino Unido.
 
HvcN2dg.md.jpg
As praias, logicamente, são boas e belas opções para o período e algumas estão entre os destinos sugeridos por Eduardo para o leitor que quer curtir a alta temporada por lá.

Confira:

Albânia - A riviera albanesa (foto acima) tem praias paradisíacas de água incrivelmente cristalina, custo consideravelmente menor, povo muito hospitaleiro. Por estar um pouco fora dos holofotes, lá não existem as multidões no verão europeu.

Ilhas Baleares (Espanha) - Extremamente versátil, conjunto de ilhas espanholas que representam a essência do verão europeu, desde baladas super cotadas, praias paradisíacas (foto principal) e lugares históricos.

Costa Amalfitana (Itália) - Pequenas cidades e vilarejos com praias e paisagens naturais deslumbrantes e gastronomia excelente.

Algarve (Portugal) - Região com as melhores e mais bonitas praias de Portugal, paisagens que unem falésias e águas cristalinas, ótima gastronomia e facilidade da língua.

San Sebastian (Espanha) - Pequena mas extremamente charmosa, fugindo do óbvio e das multidões, e com o clima e gastronomia do país basco.

Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia

Fotos: Getty Images/iStockphoto, Maxime Merchat, Reprodução/Melhores Destinos e Reprodução/Redes Sociais.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias