Vendas de discos de vinil superam a de CDs pela primeira vez desde 1987

redacao@aloalobahia.com

As vendas dos álbuns de vinil superaram as dos CDs, em 2022, pela primeira vez desde 1987, de acordo com o relatório de fim de ano da Recording Industry Association of America (RIAA). Com isso, já são 16 anos consecutivos em que o mercado do vinil cresce, com 41 milhões de álbuns vendidos.

O streaming ainda é o maior impulsionador da indústria da música, representando 84% da receita, mas os formatos de "música física" viram um ressurgimento notável nos últimos dois anos.

A receita da venda do vinil cresceu 17% e superou US$ 1,2 bilhão no ano passado, representando quase três quartos da receita trazida pela "música física". Ao mesmo tempo, a receita da venda de CDs caiu 18%, para US$ 483 milhões, segundo a RIAA.

Entre os motivos da superação do último ano estaria a pandemia, que levou a um aumento na demanda por discos de vinil, impulsionado em grande parte por compradores mais jovens. Com isso, o vinil tornou-se uma parte importante das campanhas de marketing dos artistas, como Adele e Taylor Swift.

Foto: Kamil Krzaczynski/AFP via Getty Images. Também estamos no Instagram (@sitealoalobahia), Twitter (@Aloalo_Bahia) e Google Notícias.

NOTAS RECENTES

TRENDS

As mais lidas dos últimos 7 dias