13 Jul 2023
Vem, neném: famosos brincam de visualizar 'futuros filhos' com app de inteligência artificial

Esta semana as redes sociais foram tomadas de imagens de bebês geradas por inteligência artificial através do aplicativo Remini. Artistas e influenciadores digitais como Xanddy, Pati Guerra, Lore Souza, Lore Rufis, e até a cientista Jaqueline Góes embarcaram na brincadeira e utilizaram a ferramenta para visualizar como seriam os seus filhos. A trend anda divertindo o público ao mesmo tempo em que gera debates éticos.
Por meio de aprendizado de máquina, as imagens geradas pelo Remini processam dados de fotos para criar representações visuais a partir das características físicas dos "pais". Confira alguns resultados:
Vem, neném! Neném, vem!
O cantor Xanddy Harmonia foi uma das pessoas que caíram nas graças do aplicativo. Ele publicou algumas imagens na quarta-feira (12) com a legenda: "Coisa mais ninita do papai", escreveu no Instagram. Esposa de Xanddy, Carla Perez entrou no clima e comentou: "O útero até coçou".
O casal é pai de dois filhos reais, Camilly Victória e Victor Alexandre. Usuários até ajudaram a escolher o nome do filho imaginário: Xanddy Jr, num claro trocadilho com a dupla Sandy & Jr.
Esposa de Rafa Marques, a influenciadora Pati Guerra entrou na onda, publicando imagens artificiais com uma representação visual aproximada de como ela seria grávida. A esposa de Lincoln Sena, Monique Paim, também não resistiu e postou reproduções do app. Além delas, as influenciadoras Lore Souza e Lore Rufis se renderam ao Remini.
Pati Guerra
A psicóloga Maria Rafart observa que estamos diante de um fascínio pela IA, assistindo à chegada e popularização dessa tecnologia, que chega junto com questionamentos éticos naturais para algo que ainda é tão novo. Nessa onda, as brincadeiras digitais se multiplicam e esta trend dos possíveis filhos satisfazem o ego humano.
"Todos os resultados apontam para infantes lindos, felizes e uma versão melhorada dos pais. Por enquanto, é uma brincadeira inofensiva. Ainda é cedo para especular, mas um programa que 'misturasse' características de duas pessoas para saber como seria o filho delas poderia, por exemplo, gerar expectativas irreais de como seriam os descendentes", diz Rafart.
Médico especialista em Medicina Comportamental, Dr. Jô Furlan analisa que essas simulações podem gerar problemas como a frustração. É preciso levar em conta que todos temos uma carga genética variada e pais mais baixos, por exemplo, podem ter filhos altos. No mais, nos aplicativos tudo é meramente especulativo.
"O maior problema é comportamental, em relação à expectativa que tende a não se completar. Mas se as pessoas utilizarem o aplicativo como uma brincadeira, eu tenho certeza que vai ser divertido e não vai comprometer ninguém, mas é uma expectativa que deve se tomar cuidado", diz ele.
Jaqueline Góes
O Remini
O responsável pela criação das fotos é o aplicativo Remini, disponível para Android e iOS. A versão que permite gerar imagens por IA é paga e custa cerca de R$ 50 por semana. No entanto, é possível testar o simulador por três dias sem pagar nada.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia, o Twitter @AloAlo_Bahia e o Threads @sitealoalobahia.