30 Mar 2023
Velejador Aleixo Belov recebe título de cidadão baiano na Assembleia Legislativa
 (1).jpg)
O escritor Joaci Góes, amigo do homenageado, foi o orador da sessão. Ele narrou a trajetória de Belov, que chegou à Bahia aos 6 anos, junto com a família, fugido da guerra que se alastrava na Ucrânia. O deputado Antonio Henrique Jr., autor da proposta da concessão do título, destacou que a iniciativa se deu “pelo empreendedorismo, consciência social, dedicação e amor à Bahia e o seu amor ao mar”.
Emocionado, o velejador disse que o título foi uma surpresa, que foi recebeida com muita alegria. "Tudo o que eu tenho eu devo à Bahia", afirmou. Ele aproveitou a oportunidade para destacar as cinco voltas que deu ao mundo a bordo dos veleiros “Três Marias” e “Fraternidade”, e a honra de ter conduzido o primeiro barco brasileiro a fazer a passagem Noroeste.
Em 2023, Belov lançará seu 10° livro, que aborda o início de seu interesse pelo mar, aos 16 anos, quando ganhou os primeiros óculos de mergulho.
Museu do Mar
No bairro Santo Antônio Além do Carmo, está localizado o Museu do Mar, uma homenagem às aventuras marítimas de Aleixo Belov. É um presente do velejador para a cidade de Salvador.
No museu estão, além dos objetos que ele capturou e ganhou ao longo das viagens, estão expostas também as memórias pessoais e profissionais que ele produziu ao longo da vida. Além, claro, do veleiro Três Marias, o original, assim como do Veleiro Escola Fraternidade.
Leia mais notícias na aba Notas. Acompanhe o Alô Alô Bahia no TikTok. Siga o Alô Alô Bahia no Google News e receba alertas de seus assuntos favoritos. Siga o Insta @sitealoalobahia e o Twitter @AloAlo_Bahia.
Foto: Alba/Divulgação | José Carlos Almeida/Divulgação